O posto de coleta do Banco do Brasil, que funciona dentro da sede do Departamento de Trânsito (Detran) do Paraná, no Tarumã, em Curitiba, foi assaltado pela segunda vez ontem em três dias. De acordo com a Polícia Militar, quatro homens e uma mulher fortemente armados com pistolas e escopetas praticaram o roubo no início da tarde. A quadrilha rendeu seguranças e funcionários, e obrigou o gerente a abrir o cofre. O valor levado não foi divulgado.

CARREGANDO :)

Segundo os seguranças do Detran, primeiramente, três homens entraram pelos corredores do Detran e os surpreenderam. "Eu levei três coronhadas e tive a arma apontada para o meu pescoço. Ficamos todos juntos à parede", disse um segurança, que preferiu ficar no anonimato. Na seqüência, os bandidos invadiram o posto bancário e tomaram as armas dos seguranças.

Um deles ainda conseguiu avisar a polícia pelo rádio, antes de ser rendido. Na fuga, assaltantes e policiais militares trocaram tiros e um PM foi atingido na perna. Segundo testemunhas, a quadrilha entrou numa Parati, com placas de Londrina, e fugiu pela Rua Hayton da Silva Pereira, porém, deu de cara com uma viatura da PM, que vinha em sentido contrário.

Publicidade

A Parati foi atingida por vários tiros disparados pelos policiais, mas os bandidos conseguiram escapar. Na fuga, os assaltantes trocaram de carro mais três vezes. Um Corsa e um Fiesta foram abandonados pelo caminho. O último carro usado pelos criminosos não havia sido identificado pela polícia.

Na terça-feira passada, o mesmo posto de coleta do Tarumã já havia sido assaltado. Três ladrões disfarçados com roupas da empresa que faz o transporte de valores do banco roubaram, segundo as informações, cerca de R$ 200 mil. Outro posto de coleta do BB, que fica na unidade do Detran no Hauer, também foi assaltado duas vezes em fevereiro.

Fechamento

O diretor-geral do Detran, coronel Antônio David Pancotti, disse que os postos de coleta não irão mais funcionar enquanto o Banco do Brasil não melhorar a segurança. "Os postos só vão voltar a atender novamente quando o Banco do Brasil colocar a devida segurança. Caso contrário, vão ficar fechados", afirmou.

O superintendente administrativo do Banco do Brasil no estado, José Antônio Kaspreski, confirmou que os postos deixarão de atender. "Vamos fechar porque não dá para fazer a instalação de portas-giratórias, por exemplo, e ao mesmo tempo prestar atendimento ao público", explicou. Segundo Kaspres-ki, todos os postos das unidades do Detran estarão fechados a partir de segunda-feira e ainda não há previsão de quando voltam a atender normalmente. "Estaremos providenciando os itens de segurança para dar mais tranqüilidade e conforto para os clientes. Mas por enquanto os pagamentos e movimentações poderão ser feitos nas agências", disse.

Publicidade