Dois homens armados fizeram um arrastão dentro de um ônibus da linha Itamaraty, no bairro Xaxim, em Curitiba, por volta das 6h desta segunda-feira (25). Os assaltantes renderam o motorista, o cobrador e cerca de dez passageiros e fugiram a pé, levando dinheiro e pertences das vítimas.

CARREGANDO :)

De acordo com informações da Polícia Militar, os assaltantes levaram R$ 23 e alguns objetos, como celulares. Ninguém ficou ferido durante a ação. Os policiais foram acionados pelo cobrador do ônibus às 6h16 e fizeram patrulhamento na região. Até a tarde desta segunda-feira, ninguém tinha sido preso.

O delegado Guilherme Rangel, da Delegacia de Furtos e Roubos, orienta a população a tomar alguns cuidados quando utilizar o transporte público. A primeira dica, segundo ele, é ficar atento e acionar a polícia em caso de qualquer suspeita. "Se a pessoa se sentir ameaçada, tiver algum receio, deve acionar a Polícia Militar pelo telefone 190".

Publicidade

Rangel também alerta o passageiro a não andar com grandes quantidades de dinheiro, não exibir muitas joias e não deixar visíveis equipamentos eletrônicos, como celulares, tablets, e aparelhos de reprodução de música. "São itens que interessam aos bandidos. Se alguém está ouvindo música com o fone, mesmo que o aparelho não apareça, o bandido sabe que ali tem um item que interessa", afirmou.

Para o motorista, a orientação é ficar atento ao comportamento dos passageiros e, em alguns casos, nem parar no ponto para pessoas suspeitas. O delegado diz que o ideal seria que houvesse mais ferramentas de segurança dentro dos coletivos. "Deveria ter câmeras de segurança em todos os ônibus e até um botão de pânico para o motorista, como tem em bancos".