Um grupo de bandidos armados invadiu na madrugada de ontem o Fórum de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, e roubou cerca de 290 armas de fogo, que estavam apreendidas e anexadas a processos criminais. O vigilante do prédio foi rendido e amarrado pelo grupo, mas não sofreu ferimentos.
Em depoimento à Polícia Civil, o vigia contou que pouco depois da meia-noite foi chamado à frente do Fórum. Assim que chegou à porta de vidro, foi rendido por um homem que portava uma espingarda calibre 12. O vigilante foi obrigado a deixar os bandidos entrarem no prédio e, em seguida, foi amarrado a uma cadeira, amordaçado com fita adesiva e encapuzado.
"Eles [os bandidos] exigiram as chaves da sala onde as armas eram guardadas. O vigilante chegou a negar que estava com as chaves, mas acabou entregando porque os bandidos disseram que o matariam se as encontrassem", disse o delegado Irineu Portes, da delegacia central de Colombo.
Fuga
Em seguida, o grupo retirou as caixas que guardavam as armas do Fórum. O delegado aponta que pelo menos quatro homens participaram do roubo e estima que o grupo tenha usado dois carros na ação. As armas eram "leves" revólveres ou pistolas e todas estavam periciadas. O Fórum chegou a guardar armamento pesado como fuzis e metralhadoras , mas essas foram levadas na semana passada ao Exército.
Os assaltantes fugiram, deixando o vigilante amarrado e amordaçado. Ao longo da madrugada, o vigia conseguiu remover as fitas adesivas e gritou por socorro. Segundo o delegado, o Fórum não é equipado com câmeras de segurança, mas ele pretende rastrear imagens de sistemas de monitoramento da região central de Colombo e de rodovias na saída da cidade para buscar pistas.