Ao menos três caminhoneiros foram assaltados na noite de segunda-feira (30) ao ficarem parados na BR-116 por conta de uma barreira montada por bandidos com pedras e galhos de árvore. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os crimes ocorreram no km 13,5 da pista sentido Norte (São Paulo), na Vila Zumbi, periferia de Colombo, na região metropolitana de Curitiba.
A PRF foi informada do bloqueio por volta das 22 horas e inicialmente caracterizou a ocorrência como uma "manifestação". Ao chegar ao local, no entanto, confirmou com motoristas que ficaram parados no congestionamento que o mesmo grupo que havia fechado a rodovia estava rendendo e roubando os ocupantes dos veículos. Quando a equipe policial chegou, os criminosos já haviam fugido. Três motoristas de caminhão tiveram dinheiro e pertences roubados.
Segundo o órgão, um congestionamento de cerca de 500 metros se formou durante o período de bloqueio. A PRF não soube informar quantas pessoas participaram do assalto. Houve patrulha pela região, mas nenhum suspeito foi preso.
Não foi a primeira vez que motoristas parados em congestionamento no trecho foram assaltados. No dia 21 de outubro, carros e ônibus que ficaram parados no km 13,7 da BR-116, na Vila Zumbi, foram alvo de roubos e até apedrejamentos. Na ocasião, os incidentes ocorreram na fila que se formou por conta de uma manifestação, mas a PRF não soube informar se os responsáveis pelo protesto tinham alguma relação com os danos e roubos. A Polícia Militar (PM) chegou a ser chamada para dar apoio, mas ninguém foi preso.