Um grupo com pelo menos cinco bandidos roubou dois estabelecimentos comerciais nos bairros Novo Mundo e Portão, em Curitiba, na manhã desta quarta-feira (12). Em uma das loja, clientes e funcionários foram feitos reféns. Policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar foram até o local. Segundo informações da Sala de Imprensa da PM, um dos criminosos atirou contra os policiais e foi morto na troca de tiros. Os outros três ladrões fugiram em um veículo S10 cor prata.
Por volta das 10 horas, dois homens armados invadiram a loja especializada em artigos de surf La Bele, na Avenida República Argentina. Outros dois indivíduos teriam ficado do lado de fora dando cobertura. Os funcionários foram rendidos e amarrados com fita isolante. Os assaltantes teriam fechado a porta da loja para praticar o roubo. Os comerciantes da região estranharam e ligaram para a polícia.
Ao ouvir o barulho das sirenes os assaltantes teriam fugido a pé. Os bandidos se dividiram. Dois deles se esconderam em uma casa abandonada. Outros renderam o dono de uma loja de artigos de limpeza e fugiram na caminhonete S10 de cabine extendida dele.
Segundo a PM, os policiais chegaram ao local onde os bandidos que fugiram a pé estavam e foram recebidos com tiros. Os policiais revidaram e atingiram o criminoso, que chegou a ser levado ao Hospital do Trabalhador, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. "Priorizamos o atendimento ao elemento alvejado. Depois seguimos fazendo as buscas pelo outro indivíduo, mas nada encontramos", conta o tenente Luciano Martins de Souza, que coordenou a operação.
Praticamente todos os objetos roubados da loja foram recuperados. A polícia também apreendeu a fita isolante usada para amarrar os funcionários. O objeto será periciado.
Empresário temia encontrar a polícia
Marcelo Rocha, proprietário da loja Central da Limpeza, iria fazer entregas com sua caminhonete S-10 acompanhado de um funcionário. Os dois foram rendidos pouco depois das 9h por dois dos criminosos que fugiam da polícia. "Eles me pediram para sair logo dali. Tentei o tempo todo acalmar eles. Quando disse que era trabalhador, um deles respondeu que era ladrão e eu devia rezar para não topar com a polícia", relata o empresário.
Preocupado, Rocha conta que dirigia por ruas alternativas para não encontrar a polícia. Ele e seu funcionário ficaram sob a mira dos revólveres da dupla o tempo todo. Cerca de meia hora depois, o comerciante deixou a dupla de ladrões próximo do Contorno Sul.
Três quadras depois, na Rua João Bettega, Rocha encontrou os policiais da Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais (Rone).
Outro assalto
Ao mesmo tempo em que a loja de surf era assaltada, um trio invadiu uma loja de eletrodomésticos da Ponto Frio. Armados, renderam todas as pessoas que estavam na loja e levaram R$ 790 e quatro celulares. Entre os clientes e funcionários, ninguém ficou ferido. A polícia acredita que o trio faça parte da mesma quadrilha que assaltou a loja de surf.