A oferta, feita por líderes da base aliada, para que calouros da Câmara adotem as "emendas órfãs" como são chamados os recursos alocados no Orçamento de 2007 por deputados que não se reelegeram prevê que os "pais adotivos" se comprometam a votar a favor de um pacote de propostas de interesse do governo, além do já consumado enterro da CPI do Apagão Aéreo. A lista inclui os projetos e medidas provisórias do PAC e a prorrogação da DRU e da CPMF. Para tornar o negócio ainda mais atraente, os novatos, além de herdarem as emendas individuais dos não-reeleitos, terão direito a indicar prefeituras para receber recursos das chamadas "rachadinhas", emendas de bancada sem projeto definido.
***
Vai entender O presidente da Infraero, José Carlos Pereira, levou a Waldir Pires um parecer para que a procuradora jurídica Josefina Valle Pinha volte ao Senado, seu órgão de origem, pois venceu o prazo de seu "empréstimo" à empresa. O ministro da Defesa respondeu que é melhor não mexer com Josefina, "indicação política". O curioso é que ela é ligada a ACM, adversário histórico de Pires. Oligarcas O nome é Democratas, mas a composição da nova Executiva do antigo PFL indica que as dinastias continuarão a dominar o partido. Além do presidente, Rodrigo Maia, estão na cúpula outros descendentes de caciques, como os baianos ACM Neto e Fábio Souto, Efraim Filho (PB) e Felipe Maia (RN). Sem chance O coordenador do grupo de trabalho da Casa Civil para as agências reguladoras , Luiz Alberto dos Santos, diz que não há hipótese de prorrogação do contrato dos funcionários não-concursados desses órgãos. "Tiveram toda a chance do mundo para regularizar a situação."
Vai você Arlindo Chinaglia (PT-SP) telefonou na segunda-feira para Renan Calheiros (PMDB- AL) sugerindo que o Senado tomasse a iniciativa de votar o aumento dos salários dos parlamentares, de Lula e dos ministros. Polidamente, o presidente do Senado respondeu ao colega da Câmara que esse não é um tema da pauta da Casa.
Sorry O Legislativo chamou uma empresa de consultoria e encomendou uma fórmula que lhe permitisse mexer na LDO, retroativamente, de maneira a inviabilizar o contingenciamento de seus recursos determinado pelo Executivo. A resposta foi desalentadora: não há como fazer. Pró-fone Foi firmada em Minas a primeira PPP do país na área de telefonia. Com subsídio do governo estadual, três empresas levarão celular a áreas de baixo retorno financeiro que somam 450 municípios. A meta é chegar à cobertura total em 18 meses. Bicudos José Serra é presença confirmada no jantar que a bancada e a Executiva do PSDB oferecem hoje, em Brasília, para o candidato derrotado do partido à Presidência, Geraldo Alckmin. Tapete vermelho 1 A vereadora paulistana Soninha deve trocar o PT pelo PPS. Para recebê-la, a sigla promete remover montanhas como Myriam Athiê e Oswaldo Estima, que iriam para o PDT. Tapete vermelho 2 A situação de Soninha na bancada petista, que já era de isolamento, piorou depois de entrevista em que a vereadora declarou ter dúvidas sobre quem levaria seu voto num eventual novo confronto eleitoral entre Lula e Serra.
TIROTEIO
* Do deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR), sobre o PFL, que a partir de hoje passará a se chamar Democratas.
Mudou o nome, mas a alma será a mesma. Sugiro como mascote um dinossauro vestido com um terno do estilista Ricardo Almeida.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora