Veja algumas dicas de como manter-se seguro:
- Ao estacionar, não deixe as chaves no contato do carro, ainda que seja por alguns momentos e traga consigo a cópia.
- Procure pontos de ônibus em locais de maior movimento e próximos ao comércio.
- Em ônibus vazios, sente-se próximo ao motorista e separe o valor da passagem para não mostrar o dinheiro na hora de pagar.
- Evite fazer compras só. Com uma companhia é mais seguro.
- Conheça seus vizinhos e assegure-se que eles o reconhecem para contar com eles numa emergência.
- Tome especial cuidado com esbarrões aparentemente acidentais, que o façam temporariamente perder de vista seu cartão magnético.
O Conselho de Segurança (Conseg) do Batel coloca à disposição dos curitibanos a partir desta terça-feira (10) um manual de instruções que pretende diminuir o número de furtos e roubos em Curitiba. A publicação de 20 páginas é voltada para habitantes da capital e para turistas que visitam a cidade. Além de dicas sobre como evitar os roubos e assaltos, a cartilha tem um roteiro com os principais pontos turísticos curitibanos.
De acordo com o presidente do Conseg Acef Said, os 25 mil exemplares impressos do manual de segurança têm a intenção de compor uma ferramenta de auxílio à prevenção de crimes. "Nossa cabeça está voltada ao nosso dia a dia, e o bandido está preocupado em como se aproveitar dessas situações de distração. É uma coisa muito objetiva o que trazemos nessa cartilha, queremos auxiliar a população, não alarmar", prioriza.
Sobre o fato de que distribuir gratuitamente cartilhas sobre como prevenir crimes poderia espantar ou amedrontar os turistas, o presidente argumenta que um estudo foi feito prévio para saber qual a melhor abordagem na hora de distribuir o livreto. "Procuramos uma forma de escrever o texto que não vai alarmar. Primeiro descrevemos o porquê do manual, de modo que o turista fique sabendo: poxa, estão se preocupando com minha segurança", projeta.
O material está disponível em dois idiomas: português e inglês. A elaboração das dicas é resultado de três anos de compilação dos dados fornecidos pela Polícia Militar. Segundo Said, os participantes das reuniões do conselho de segurança fizeram as sugestões e uma assessoria de imprensa consolidou o material à forma final. Os custos foram bancados por patrocinadores.
Em 2011, o balanço divulgado pela Secretaria de Segurança Pública apontou para o registro de 25.501 roubos e 44.590 furtos na capital do Paraná. Apenas nos primeiros três meses deste ano, 6.285 roubos estão na lista da Sesp e o total de furtos bateu a marca de 10.788.
Serviço
O lançamento do manual acontece nesta terça-feira (10), às 14h, na sede do Conseg - Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1.564 - Batel.
Para ter acesso ao material completo, com mais de 120 dicas de segurança, entre em contato com o Conseg pelo telefone (41) 3323-6236 ou por e-mail.
O material também será distribuído em hotéis, restaurantes, bares, comércio em geral, condomínios, aeroporto e na Rodoferroviária de Curitiba.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião