Se os dois novos shoppings previstos para o Batel, em Curitiba, saírem do papel, o trânsito da região vai sofrer alterações drásticas. É o que dizem especialistas entrevistados pela Gazeta do Povo, na edição desta quarta-feira (7).
Caso os projetos sejam concluídos, em um raio de um quilômetro da região central do bairro ao invés de três, os curitibanos terão cinco opções de shoppings. Além do Crystal, Curitiba e Novo Batel, os curitibanos podem ganhar um novo centro de compras chamado Pátio Batel, na Avenida do Batel, quase esquina com Rua Desembargador Costa de Carvalho. O empreendimento de Salomão Soiffer, do mesmo grupo do Shopping Mueller, está em fase de aprovação no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). O segundo, em fase de elaboração do projeto, deve ser construído no antigo terreno da Sociedade União Juventus, na Rua Carlos de Carvalho.
"Ali já é uma região estrangulada. Se não houver uma remodelação no trânsito, a construção de novos shoppings pode causar problemas sérios", afirma o professor do curso de Educação e Gestão de Trânsito e Transporte da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Paulo Fernando da Silva Moraes.
Para o professor de Transportes do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Eduardo Ratton, nesse contexto, a discussão sobre a abertura da Praça do Batel volta à baila. "Mesmo que a prefeitura negue, acredito que a construção de shoppings vai influenciar diretamente a necessidade de abertura da pracinha", afirma.
O presidente do Ippuc, Luiz Henrique Fragomeni, diz que a abertura da praça não tem nada a ver com a construção dos shoppings. Segundo ele, não há decisão tomada em relação ao projeto, embora existam dois estudos, ambos abertos à discussão com a comunidade. Um prevê a abertura da praça e outro a manutenção, com ajustes.
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