Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Foz do Iguaçu

Bazar beneficente revende óculos ilegais apreendidos pela Receita Federal

Um bazar beneficente em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, estava vendendo óculos de grau e de sol sem controle de qualidade provenientes do Paraguai. A mercadoria, que havia sido apreendida pela Receita Federal, foi repassada para o Provopar e era negociada junto com outros produtos. Médicos oftalmologistas comprovaram que os óculos podem causar danos à saúde.

No bazar, os óculos de grau, que deveriam ser vendidos apenas com receita médica, custam R$ 10, enquanto os de sol são vendidos por R$ 5. Os produtos apreendidos em ações de combate ao contrabando ou fiscalização na alfândega são negociados livremente dentro do prédio do Provopar. Segundo a Receita, o Provopar não pode revender materiais que causam danos à saúde, mas a entidade alega que os óculos não estavam na lista elaborada pela Receita de produtos que não poderiam ser comercializados.

A pedido do telejornal Paraná TV, da RPC TV, o médico Marcos Martins realizou testes com óculos comprados no bazar e constatou irregularidades nos produtos. Enquanto os óculos de sol não protegem contra os raios ultravioletas, os óculos que deveriam servir para corrigir a visão apresentam variações de grau na mesma lente.

A presidente do Provopar em Foz do Iguaçu, Judite Dalcin, reconheceu a falha, mas garantiu que estas mercadorias não serão mais vendidas no bazar.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.