Linhas de ônibus terão alterações neste domingo
Por causa do grande público esperado para as festividades do Dia do Trabalhador na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, alguns ônibus que passam pela região terão o trajeto alterado das 8h às 20h.
A cerimônia de beatificação do Papa João Paulo II será transmitida na íntegra e ao vivo pela internet. Em parceria com a CTV, a Central de televisão do Vaticano, e a Radio Vaticano, o YouTube vai transmitir a cerimônia a partir das 4 horas de domingo (1º). A beatificação será realizada na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Ainda na internet, o Vaticano fez uma homenagem ao pontífice colocando no ar nesta sexta-feira (29) uma página sobre sua vida, trajetória religiosa e pontificado.
De acordo com a agência EFE, o caixão com os restos mortais do papa já foi retirado do túmulo que ocupava na cripta da basílica e colocado sobre um palanque coberto com tela branca diante da tumba de São Pedro. O ataúde vai permanecer no local até sábado (30), quando será levado ao Altar da Confissão da Basílica de São Pedro, para que os fiéis possam venerá-lo quando for beatificado pelo Papa Bento XVI.
Celebrações em Curitiba
Uma vigília reuniu dezenas de pessoas no Bosque do Papa em Curitiba neste sábado (30). A celebração, organizada pela comunidade polonesa, é uma homenagem ao papa João Paulo II, que será beatificado em Roma neste domingo. Karol Wojtyla foi o primeiro pontífice que não havia nascido na Itália. Ele morreu em 2005.
A Representação Central da Comunidade Polonesa no Brasil (Braspol) é a entidade organizadora do evento. Karol Wojtyla foi o primeiro pontífice que não havia nascido na Itália. Ele morreu em 2005.
As comemorações em Curitiba terão início com a apresentação da Banda Lyra. A seguir, uma missa será celebrada no Bosque do Papa. Também será apresentado um vídeo sobre a visita de papa a Curitiba, em 1980. O Bosque do Papa fica na Rua Mateus Leme, s/n, no Centro Cívico.
Missa solene no Centro Cívico
Uma missa solene também será celebrada na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico,, no domingo (1º), em comemoração à beatificação do papa João Paulo II e ao Dia do Trabalho. A celebração será presidida pelo arcebispo de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti, e contará com a presença do padre Reginaldo Manzotti. A abertura do evento será às 9h30 e a missa deve começar às 10 horas.
A Igreja Católica também comemorará a festa da Divina Misericórdia neste domingo. A solenidade ocorre no primeiro domingo após a Páscoa. Foi o papa João Paulo II que instituiu a festa, no ano 2000, e nesse ano a data coincide com o dia de sua beatificação.
Beatificação
A freira francesa Marie Simon-Pierre, de 47 anos, diz ter sido repentinamente curada do Mal de Parkinson. O milagre teria ocorrido dois meses depois da morte de João Paulo II, quando ela e uma colega rezaram pela intercessão dele.
Em geral, as fases iniciais dos processos de canonização levam décadas ou mesmo séculos. Mas em maio de 2005, um mês depois da morte de João Paulo II, seu sucessor, o papa Bento XVI, abriu uma exceção, dispensando-o do prazo habitual de cinco anos após a morte do candidato.
Após a beatificação, será preciso comprovar a realização de mais um milagre - ocorrido por intercessão do papa João Paulo II - para que ele possa se tornar santo.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião