Um bebê pesando 250 gramas nasceu no último sábado (22) no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba. A criança, com idade gestacional de 24 semanas, está internada na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.
De acordo com nota divulgada pela assessoria de imprensa do hospital, o bebê está recebendo tratamento intensivo por ser um caso de extrema prematuridade. O período considerado normal de gestação é de 40 semanas.
Em novembro do ano passado, um bebê pesando 360 gramas e medindo 27 centímetros, nasceu em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Carolina recebeu alta em maio e é, até o momento, o menor bebê sobrevivente em peso do Brasil.
Literatura médica
Para o médico da maternidade do Hospital Evangélico, Marcelo Guimarães, uma criança com 24 semanas e pesando 250 gramas tem até 40% de chances de sobreviver. Ele explica que uma criança de 24 semanas não está com o pulmão completamente formado e que a possibilidade de infecção é alta. "Um bebê com esta idade gestacional tem resistência muito baixa e pode falecer se adquirir uma infecção", explicou.
O médico comentou que as causas de uma criança nascer tão prematuramente são várias: um rompimento na membrana que circunda a criança durante a gravidez, um quadro infeccioso, ou até um trabalho de parto antes do tempo.
Bolsonaro “planejou, dirigiu e executou” atos para consumar golpe de Estado, diz PF
PF acusa Braga Netto de pressionar comandantes sobre suposta tentativa de golpe
Governadores do Sul e Sudeste apostam contra PEC de Lula para segurança ao formalizar Cosud
Congresso segue com o poder nas emendas parlamentares; ouça o podcast
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião