O traficante Fernandinho Beira-Mar está sendo examinado por uma comissão técnica da penitenciária federal de segurança máxima em Catanduvas, Região Oeste do Paraná, desde terça-feira, quando chegou à unidade. A comissão é composta por médicos, psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais.
A mesma avaliação será feita em todos os presos que forem transferidos para a penitenciária. De acordo com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), a avaliação é feita para classificar os presos e definir as regras que serão adotadas na rotina de cada um.
Nestes primeiros dias em Catanduvas, Beira-Mar tem tido duas horas de banho de sol. Vestido com um uniforme azul, o traficante, segundo o Depen, fica andando no pátio durante esse tempo. Diariamente Beira-Mar faz três refeições, todas elas dentro da cela de sete metros que ocupa. A refeição não é preparada dentro da unidade e sim por uma empresa terceirizada.
Além da avaliação médica, toda a situação jurídica e social de Beira-Mar está sendo levantada. Ainda de acordo com o Depen, o comportamento do traficante em outros presídios pode, por exemplo, provocar restrições na penitenciária de Catanduvas. Um telefone celular infiltrado por agentes da Polícia Federal (PF) teria sido o responsável pela transferência de Fernandinho Beira-Mar para Catanduvas, segundo uma reportagem publicada ontem pelo site Folha de S.Paulo Online. De acordo com o jornalista Iuri Dantas, a polícia destacou um policial para dividir a cela com Beira-Mar em Brasília. O policial foi preso como se fosse um bandido comum e, para facilitar a apuração sem chamar a atenção, levou um celular para a cadeia. Em pouco tempo, o telefone caiu nas mãos de Beira-Mar. Segundo a polícia, foi fácil registrar as conversas do traficante com os remanescentes da quadrilha que ainda estão soltos.
O Ministério da Justiça espera, segundo o jornal "O Globo", que ainda neste mês outros presos sejam levados a Catanduvas. Não está descartada a transferência de chefes do PCC, facção criminosa responsável por atentados em São Paulo.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora