Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
EDUCAÇÃO

Belas Artes terá novo prédio

Instituição desenvolve atividades em três prédios alugados, um deles na Rua Benjamin Constant | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Instituição desenvolve atividades em três prédios alugados, um deles na Rua Benjamin Constant (Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo)
  • Ícone de reações Feliz
  • Ícone de reações Inspirado
  • Ícone de reações Surpreso
  • Ícone de reações Preocupado
  • Ícone de reações Triste
  • Ícone de reações Indignado

A Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) vai ganhar um novo prédio em 2013. Pelo menos essa é a expectativa do governo estadual depois de uma série de reuniões com a equipe da instituição de ensino. O projeto teve início em novembro deste ano, quando o vice-governador e secretário estadual de Educação, Flávio Arns, visitou a Embap prometendo uma maior aproximação com as escolas estaduais (leia texto ao lado).

A sede própria, segundo a diretora da Embap, Maria José Justino, é uma "luta antiga" de alunos e professores. Atualmente, a instituição se divide em três prédios – um na Rua Comendador Macedo, outro na Benjamin Constant e um terceiro na Francisco Tor­­res –, todos alugados a um custo de quase R$ 100 mil mensalmente.

"Hoje, precisaríamos de investimento em laboratórios, como de música eletrônica e videoarte, mas não temos estrutura para isso. Qualquer reforma nos prédios alugados custa cerca de R$ 120 mil e o Tribunal de Contas (do Paraná) não aprova porque os prédios não são nossos", explica a diretora.

Um dos prédios, segundo ela, tem um problema ainda maior: o dono está pedindo a devolução do imóvel e a estrutura da Embap deve ser removida nos próximos meses se não houver acordo. A expectativa é que a mudança de endereço resolva problemas como este.

"Estamos com um curso em Museologia aprovado no Conselho Estadual de Edu­cação, mas não temos espaço para abrigá-lo. Enquanto continuarmos fragmentados em três prédios, ficamos comprometidos," afirma Maria José.

Há algumas semanas são feitas visitas a locais que poderiam receber a estrutura da Embap e a resposta definitiva deve sair no máximo até o começo do ano que vem. Segundo Arns, a expectativa é que o local escolhido seja próximo ao Museu Oscar Niemeyer.

"O objetivo é encontrar um lugar com estrutura melhor. No dia da visita (à Embap), a orquestra estava ensaiando e havia audição de piano na sala ao lado, então era preciso alternar os ensaios e um só executava sua música no intervalo do outro", afirma o vice-governador.

Restauração

A ideia do governo estadual é que o prédio histórico da Emiliano Perneta, que já foi utilizado pela Embap e pertence ao poder público, passe por uma restauração e seja preservado no Centro da cidade. Para Maria José, o ideal seria que o prédio se tornasse um espaço de valorização da cultura da cidade, com salas culturais e exposições de arte e outras atividades artísticas.

"Hoje, temos locais importantes da cidade desapropriados e transformados em shopping centers ou igrejas. Nada contra essas instituições, mas precisamos de espaços de preservação, seja ambiental ou cultural, na cidade", defende.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.