A Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça, realiza nesta terça-feira (25), em Curitiba, um leilão de bens apreendidos de traficantes de drogas. Serão leiloados 264 veículos, entre carros, caminhões, motos e sucatas diversas; duas aeronaves e seis embarcações, com perspectiva mínima de arrecadação de aproximadamente R$ 800 mil.
Para o processo, também serão aceitos lances virtuais (via internet) ofertados pelos licitantes previamente cadastrados no site do Leiloeiro Público Oficial. Neste caso, os valores terão validade apenas para o dia e hora do leilão.
De acordo com o Ministério da Justiça, os recursos arrecadados durante a licitação pública serão destinados a ações de redução da oferta de drogas e de prevenção e também a tratamentos e reinserção de usuários e dependentes, conforme determina a legislação.
Do total arrecadado, 80% será repassado ao estado, para que seja aplicado em em políticas de enfrentamento ao consumo e ao tráfico de drogas. Os outros 20% permanecem no Fundo Nacional Antidrogas (Funad) para ser destinado a ações de capacitação, orientação e prevenção ao uso de drogas.