Belo Horizonte registrou neste ano o acumulado de chuva de 228,7 mm, dos 296,3 mm esperados para o mês de janeiro. O índice representa 77% do total esperado para o mês.
Para esta domingo a previsão para o Estado é de tempo instável devido à atuação de um sistema frontal no oceano nas imediações do litoral da Região Sudeste. Há tendência de grande volume de chuva, principalmente, para o Noroeste de Minas Gerais.
Ontem à noite, a cidade de Ubá, na Zona da Mata, foi atingida por um temporal que provocou as áreas urbana e rural. Por volta das 20 horas, uma forte chuva elevou o nível do Ribeirão Ubá provocando inundações em vários pontos. Também foram registrados deslizamentos de encostas o que causou interdição de vias no respectivo município. Não houve mortos ou feridos.
Desde outubro de 2011, quando a defesa Civil passou a contabilizar os prejuízos causados durante o período chuvoso, 103 municípios mineiros decretaram situação de emergência em decorrência dos estragos causados pelas chuvas, enchentes e deslizamentos. Outras 54 cidades foram afetadas, mas não decretaram emergência.
Até agora, foram registradas 12 mortes e duas pessoas estão desaparecidas em Santo Antônio do Rio Abaixo e União de Minas. Existem 906 pessoas desabrigadas e 11.939 mil desalojadas.