Universo
319 freqüentadores da Biblioteca Pública do Paraná, com idades entre 14 e 64 anos, foram entrevistados. Desses, apenas 23% estão na faixa de 15 a 20 anos.
Aos 150 anos, completados em março deste ano, a Biblioteca Pública do Paraná (BPPR) dá sinais de maturidade, inclusive na faixa etária de seu público. Uma pesquisa recém-concluída por duas técnicas da casa Marta Sienna e Bernadete Trzeciak mostra que os usuários estão mais velhos, instruídos e aprofundados em suas escolhas. Embora a leitura dos dados ainda esteja no começo, tudo indica que parte da população jovem migrou para as bibliotecas de bairro e de escolas. Na BPPR, a faixa de 15 a 20 anos representa 23% dos usuários. "Tudo indica que o atendimento setorializado melhorou", diz Marta.
O projeto da pesquisa foi desenvolvido numa pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas, da Universidade Federal do Paraná. Foram entrevistados 319 usuários da BPPR, entre 14 e 64 anos. O universo representa 10% da clientela diária e investiga perfil, preferências, práticas culturais e uso da tecnologia. Os resultados surpreenderam as duas pesquisadoras, já que contradizem a aura juvenil creditada ao local. Por exemplo 52% dos freqüentadores têm curso superior ou pós-graduação; 63% usam o computador em casa, 39% têm emprego fixo e 54% são mulheres.
Outro dado que chama atenção é o das práticas culturais: romances são a preferência geral, com 20% dos entrevistados, seguido por biografia, ficção científica, auto-ajuda e texto técnico, todos com 17%, e poesia, com 9%. O sortimento confere com o levantamento do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), que apontou preferência de dois ou três gêneros entre os leitores mais atuantes. A pergunta sobre livros lidos num ano confirma o avanço da freguesia da BPPR: 41% lê mais de seis títulos por ano e 69% se diz freqüentador da biblioteca.
Exposições são freqüentadas "sempre" por 15% dos usuários e teatros por 7%. "À primeira vista, tem-se a impressão de que o púbico da BPPR ficou elitizado. Mas minha avaliação é diferente. Parece que finalmente a Biblioteca Pública deixou de ser um lugar apenas de pesquisas escolares", comenta Marta.
Festejos
Desde 7 de março último, a BPPR tem feito uma série de programações de aniversário. Hoje, das 9 às 17 horas, o ano de festejo chega a seu ponto alto: o espaço nobre da Rua Cândido Lopes vai servir de abrigo para uma espécie de arrastão da cidadania, abrindo a oportunidade para fazer carteira de trabalho e documento de identidade, conhecer programas sociais e receber orientação jurídica nas mais diversas áreas, como família, criminalística e juizados especiais. A programação inclui uma série de eventos culturais, com a presença do circo da Paraná Esportes e da companhia de Teatro Dadá.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião