Experiência
Repórter pega carona em carro elétrico
No Desafio Intermodal, peguei carona com o engenheiro Carlos Ademar Purim, em um carro elétrico do Instituto Lactec. Saímos do Centro Politécnico às 18h10 e seguimos pela Avenida das Torres. O veículo elétrico, diferente de um tradicional, quase não faz barulho, mas fica preso no trânsito como o convencional Nosso primeiro "obstáculo" foi o congestionamento da Rua Engenheiros Rebouças.
Antes de chegar no Escritório Verde da UTFPR, enfrentamos um novo congestionamento na Avenida Silva Jardim, dessa vez com "buzinaço".
Colocamos o carro em um estacionamento privado. Para não perder mais tempo, um aplicativo de celular indicou o melhor caminho até a Praça Santos Andrade. Na Rua Mariano Torres, tudo parado. Terminamos o trajeto em 42 minutos, junto com participantes que fizeram o percurso a pé. Ou seja: caminhar no horário do rush, além de ser mais saudável é mais eficiente.
Na hora do rush, qual o modal mais rápido? Foi isso que 50 participantes procuraram descobrir ontem, na 8.ª edição do Desafio Intermodal, em Curitiba. Os desafiantes de bicicleta convencional ou elétrica, carro convencional ou elétrico, motocicleta, ônibus e a pé saíram do Centro Politécnico da UFPR, no Jardim das Américas, às 18 horas. O destino foi a Praça Santos Andrade, no Centro. Só havia uma exigência: passar no Escritório Verde da UTFPR, na Avenida Silva Jardim.
INFOGRÁFICO: Confira o percurso
O primeiro a chegar ao destino, com o tempo de 21 minutos, foi o engenheiro Laerte Clademir da Rosa Junior, que estava com uma bicicleta elétrica. "O único problema que encontrei no caminho foi a falta de ciclovias", diz. No entanto, a bicicleta convencional foi a mais eficiente. A primeira a chegar com o modal foi a estudante de deisgn Appolonia Carrara,22. "Foi prazeroso e massa participar do evento".
Meio ambiente
Os organizadores também instalaram nos modais dispositivos de medição de poluentes e coletaram dados sobre infraestrutura dos locais, custos para o usuário e deslocamento do veículo. "Pretendemos, com essas informações, ajudar a cidade no planejamento da mobilidade urbana", relata José Carlos Assunção Belotto, coordenador do programa Ciclovida da UFPR.
O prefeito Gustavo Fruet participou do Desafio com uma bicicleta convencional. "Esse tipo de evento permite que a gente avalie todos os tipos de modais. Nosso objetivo é buscar cada vez mais o compartilhamento", disse.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora