As bicicletas elétricas se tornaram um meio de transporte popular em Paranaguá, no Litoral. O preço acessível e o baixo consumo de energia atraíram os consumidores que buscavam um meio de transporte alternativo para percorrer a cidade. “Eu ia da entrada da cidade (Conjunto Cominese) até a Vila Guarani, na região portuária, para buscar minha neta e levar na escola. Eram quatro ônibus para ir e quatro para voltar. A bicicleta é uma ‘mão na roda’”, conta Maria Rubia Baptista Medeiros, a Mara.
A neta de Mara, Gabriella, de dois anos, é autista, não anda e não fala. Por isso, transportar a menina era uma tarefa difícil. Cuidar da neta é só uma das atividades de Mara, que ganhou a bicicleta do filho e diz que ela gasta energia como um celular.
Para quem depende da bicicleta para se locomover, as novas ciclofaixas da cidade se tornaram sinônimo de segurança. “As pessoas respeitam mais o ciclista porque os carros passavam quase por cima da gente, antes”, avalia a ciclista.
Paranaguá tem pouco mais de 27 km de ciclofaixas e, nos próximos meses, o número deve aumentar. Segundo a Secretaria Municipal de Segurança (Semseg), um estudo está sendo feito para viabilizar a criação de novas rotas. A cidade tem o maior número de bicicletas (elétricas ou comuns) por habitante do Paraná: cerca de 105 mil para 140 mil habitantes, e 58% dos trabalhadores portuários as utilizam como meio de transporte.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e apoiadores reagem a relatório da PF que indiciou 37. Assista ao Entrelinhas
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Otan diz que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião