O governador Sérgio Cabral anunciou nesta terça-feira (15), em Japeri, na Baixada Fluminense, que o bilhete único no transporte intermunicipal será implantado a partir de fevereiro de 2010, inicialmente na Região Metropolitana.
O bilhete - já adotado em várias cidades brasileiras - permite que o passageiro utilize mais de um meio de transporte durante algumas horas, pagando apenas uma tarifa.
No momento, técnicos da Secretaria de Transportes estudam com os operadores de transporte coletivo os detalhes técnicos do projeto, que deve ficar pronto até o fim deste mês. Cabral informou que o valor ainda não está definido, mas afirmou que o estado vai subsidiar parte dos custos.
"Será um ganho extraordinário. Uma verdadeira carta de alforria para a população da Região Metropolitana", disse o governador.
Impasses
Representantes do governo e das concessionárias que administram o transporte no estado vêm se reunindo há meses. Um dos impasses é causado pela variação que existe entre as tarifas que são mais de 70. É preciso chegar a um valor intermediário, de consenso.
Além disso, as empresas temem uma perda grande na receita. E pedem garantias do governo de que vão receber ajuda financeira, ou subsídios, para aderir ao sistema.
Segundo Sérgio Ballousier, especialista em transportes urbanos, sem esse apoio do estado a qualidade do serviço pode cair.
"Sem dúvidas, por isso é absolutamente necessário o subsídio aos transportes. Compensar a perda de receita que fatalmente ocorrerá", afirma.
O secretário da Casa Civil, Régis Fichtner, disse que o governo deverá subsidiar mais de 2 milhões de pessoas que transitam diariamente pela Região Metropolitana.
"Estamos realizando reuniões periódicas, estamos muito próximos de um acordo com as concessionárias. Agora, o estado vai ter que, provavelmente, pagar adicionalmente pra que essas pessoas possam viajar com mais conforto e com menor preço", disse o secretário.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião