A prefeitura de Curitiba liberou ontem pela manhã a Avenida Brasília, no Capão Raso, no sentido bairrocentro. A partir de agora, a avenida terá mão única em toda a sua extensão e fará a ligação do Capão Raso e do Novo Mundo com a Rua Eduardo Carlos Pereira, no Portão, conforme prevê o projeto do binário Brasília. Com a mudança, no sentido centrobairro, o motorista que vai ao Capão Raso deve utilizar a Rua Maria Trevisan Tortato que também teve seu sentido invertido ontem , entrar à direita na Rua das Andorinhas e, em seguida, pegar a Rua José Gomes de Abreu.
O primeiro dia de funcionamento do novo binário foi complicado, já que a prefeitura ainda realiza obras na Avenida Brasília, entre as ruas Bortolo Gusso e Dalton Luiz Júnior. Com isso, em alguns trechos a via funciona com apenas uma pista. Os motoristas que vêm do viaduto do Xaxim encontram duas pistas ao entrar na Brasília (com o término das obras serão três pistas), mas o espaço fica reduzido na área em que as obras estão sendo realizadas. Ontem, equipes ainda trabalhavam na pavimentação e na instalação de calçadas do lado direito da via (no sentido bairrocentro).
Por meio de sua assessoria, a prefeitura de Curitiba informou que, depois destes serviços, será necessário instalar uma nova iluminação no local. Também serão feitas obras de paisagismo. A previsão é de que as obras terminem até o dia 15 de agosto.
Motoristas que passaram ontem pelo local aprovaram as mudanças, mas consideram que ainda é cedo para sentir os efeitos. "Isso aqui precisava mesmo de uma mudança, o trânsito era muito complicado. Por enquanto ainda está bagunçado por causa das obras, mas pior do que era não vai ficar", comentou o vendedor Lauro Rodrigo Lima, 25 anos. Morador da região, o comerciante Sandro Roberto Wisniewski, 34 anos, espera que, com a mudança de ontem e o fim das obras, os congestionamentos terminem. "Antes, os engarrafamentos eram só na Avenida Brasília, agora estão em toda a região. Quando entregarem a obra completa, acho que vai melhorar bastante o trânsito."
No fim de semana, a prefeitura instalou novas placas de sinalização na região, que indicam o novo sentido da Avenida Brasília. Cada uma das ruas que terminam na Brasília como Bortolo Gusso, Waldemiro Bley e Hugo Gusso ganhou uma placa. Equipes da Diretran passaram o dia no local orientando os motoristas. Uma reclamação que permaneceu é em relação às calçadas, que ainda não ficaram prontas de um dos lados pista. "Pegar ônibus virou um transtorno. Mas, se é para melhorar, a gente espera", disse a dona de casa Angelita Pereira Souza, 54 anos.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora