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Trânsito

Binários ganham o interior

Maringá vê no sistema chance de desafogar o trânsito, que estava quase no limite | Fabio Dias / Gazeta do Povo
Maringá vê no sistema chance de desafogar o trânsito, que estava quase no limite (Foto: Fabio Dias / Gazeta do Povo)
O diretor de trânsito de Paranavaí, Edmilson Santos: modelo preventivo |

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O diretor de trânsito de Paranavaí, Edmilson Santos: modelo preventivo

Criado para "desafogar" o trânsito nas vias dos grandes centros urbanos, o sistema binário vem sendo cada vez mais utilizado em municípios de médio porte do interior do Paraná e na região metropolitana de Curitiba. É o caso de Maringá, cidade que tem uma das maiores frotas do estado, com 244,1 mil veículos para 357 mil habitantes. Diante dos constantes congestionamentos na região central da cidade, a prefeitura resolveu adotar o modelo viário em janeiro do ano passado.

Desde então, quatro das principais avenidas da região central passaram a operar em mão única, duas fazendo o sentido norte-sul (São Paulo e Duque de Caxias) e outras duas com rota inversa (Paraná e Herval). Para colocar o sistema em operação, algumas ruas de áreas residenciais (como as Zonas 2 e 7) também passaram a ter mão única.

"Foram mudanças necessárias. Estávamos chegando ao limite e precisávamos de fluidez", explicou Walter Guerlles, secretário dos Transportes na época da implantação do binário. Segundo ele, mesmo com os transtornos envolvendo as obras de adequação, o projeto foi bem recebido por motoristas e pedestres. "Uma pesquisa mostrou que o binário teve uma aprovação de 90%", revelou.

De acordo com o diretor de engenharia de tráfego da Secretaria dos Transportes (Setran), Gilberto Purpur, além de aumentar o fluxo das vias, a mudança possibilitou a conversão à esquerda em algumas vias, além da sincronização dos semáforos, que foi batizada de "onda verde" pela prefeitura. "Antes, os motoristas levavam cerca de 25 minutos para se deslocar entre as avenidas Tiradentes e Colombo [distantes cerca de dois quilômetros uma da outra], percurso que hoje é feito em cinco minutos", explicou Purpur.

Meses após a criação dos binários, alguns trechos foram novamente reformulados e voltaram a contar com mão dupla. Para o atual secretário dos Transportes, Valdir Pignata, isso não pode ser considerado um erro de planejamento, e sim uma readequação. "Foram questões pontuais para desafogar o trânsito em algumas vias paralelas aos binários e incentivar a utilização de caminhos que estavam ociosos."

Paranavaí

Outra cidade que passou a utilizar o sistema binário foi Paranavaí, na Região Noroeste. Dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) mostram que o município conta com 47 mil veículos, um número relativamente baixo se comparado a outros centros urbanos. Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Moacir Maciel, a medida foi adotada para evitar problemas futuros.

"Um estudo preliminar constatou que algumas ruas do Centro entrariam em colapso dentro de cinco anos. Diante da perspectiva de crescimento do município, decidimos instalar o binário", diz. O sistema teve início em maio deste ano e ainda está em fase de implantação. Nesta primeira etapa, 12 ruas e avenidas ganharam mão única, adequações que custaram cerca de R$ 350 mil. A próxima etapa deve começar no próximo mês.

Arapongas

Em Arapongas, Norte do Paraná, o sistema binário já foi implantado em cerca de dez vias do Centro. Com pouco mais de 100 mil habitantes, a cidade tem aproximadamente 60 mil carros registrados e um desenvolvimento acelerado, por ser um dos maiores polos moveleiros do país. "Tivemos bons resultados no trânsito da cidade, diminuindo os conflitos de veículos nos pontos mais críticos", conta o diretor de trânsito da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Sestran), major Sérgio Dalbem.

No entanto, o crescimento da cidade exige mudanças constantes, segundo ele. "O trânsito é muito dinâmico. Quando a gente mexe em um cruzamento, os problemas se transferem para outro ponto e então é preciso fazer novas mudanças", explica.

Araucária

Em Araucária, na região metropolitana de Curitiba, o binário viário deve ser adotado dentro de dois meses na Rua Miguel Bertolino Pizzatto e na Avenida Archelau de Almeida Torres. De acordo com o secretário de Urbanismo, Mario Torres, a medida é uma resposta ao crescimento da frota. Entre 2009 e 2010, a cidade teve um crescimento de 12,6% na quantidade de veículos (passando de 49,8 mil para 56,1 mil unidades), maior índice do estado.

"Esta foi uma forma encontrada para minimizar o impacto dessa elevação. Pretendemos colocar o binário em outras vias, mas primeiro vamos analisar as mudanças que serão geradas." Para a instalação do binário, a prefeitura está investindo cerca de R$ 1,7 milhão na revitalização de vias.

Colaborou Juliana Gonçalves, da sucursal em Londrina

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