O biólogo André Nemésio, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em abelhas da subtribo Euglossina e torcedor fanático do Atlético Mineiro, identificou sete novas espécies de abelha da mata atlântica. A descoberta foi publicada na mais conceituada revista de taxonomia (a ciência que descreve espécies) do mundo, a Zootaxa e faz parte do trabalho de doutorado do biólogo. Entre as espécies descobertas está a Eulaema atleticana, batizada assim em homenagem clube do pesquisador mineiro.
"Até onde eu pude pesquisar, é a primeira vez que um bicho é batizado em homenagem a um clube de futebol", disse o pesquisador. Aos olhos fanáticos de Nemésio - que conta já ter passado 36 horas numa fila, "debaixo de chuva", para comprar ingressos para um jogo do Atlético na 2ª divisão - o padrão de listras pretas e douradas do corpo da abelha lembra o padrão de listras da camisa do Galo. Daí o nome mineiro - apesar de a espécie ter sido descoberta na Bahia.
É muito comum na taxonomia que os nomes de espécies prestem alguma homenagem. Outra das espécies descritas por Nemésio, a Euglossa carolina, foi batizada em homenagem a três Carlos: Carolus Linnaeus (inventor da taxonomia moderna), Carlos Garófalo (professor da USP de Ribeirão Preto) e Charles Michenes (segundo Nemésio, o mais importante "abelhólogo" do mundo). As sete espécies foram descobertas dentro de um processo amplo de revisão da nomenclatura de todas as espécies de abelhas euglossinas da mata atlântica.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora