Curitiba – O candidato à Presidência da República e deputado federal Luciano Bivar (PSL) esteve em Curitiba, ontem, para assinar um termo de compromisso com a honestidade e contra a corrupção. O documento é iniciativa da Pastoral da Criança e deve ser assinado por todos os candidatos ao Executivo e ao Legislativo que participam das eleições este ano. Bivar foi o primeiro dos presidenciáveis a assumir o compromisso. A próxima candidata é Heloísa Helena, que deve assinar o documento amanhã.

CARREGANDO :)

O termo de compromisso tem como principais bandeiras a luta contra a compra e venda de votos, caixa 2, uso da máquina administrativa para impedir a fiscalização nos serviços públicos, o nepotismo e as fraudes em licitações e compras públicas.

Ao assinar o termo, Bivar atacou o atual governo ao afirmar a necessidade da assinatura de compromisso com o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). "Ele (quem assume cargo no Executivo) não pode entender que é só chegar lá, ser tecnicamente perfeito e não atender o lado das responsabilidades fiscais do estado, do município ou do país", afirmou.

Publicidade

Segundo a coordenadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns Neumann, é preciso dar destaque ao combate à corrupção e transformar as crianças e jovens em objeto prioritário do governo. "Queremos mobilizar os candidatos para que possamos cobrar depois", afirmou.

O candidato pelo PDT, Cristovam Buarque, já afirmou que não poderá assinar o manifesto por incompatibilidade de agendas. O tucano Geraldo Alckmin não incluiu a assinatura em sua agenda de hoje na capital paranaense decorrente da ausência da coordenadora Zilda Arns em Curitiba. Já o candidato à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não se manifestou sobre o assunto, segundo assessoria da pastoral.