Confira a programação das blitze
03/02
Manhã (9h às 11h) - Av. Nossa Senhora da Luz, no Jardim Social, próximo à rua Itupava, sentido bairro/Centro
Tarde (14h às 16h) - Rua Jovino do Rosário (via rápida Sta Cândida/Centro), no Boa Vista, na quadra seguinte ao terminal Boa Vista (muros dos fundos da garagem da viação Glória)
04/02
Manhã (9h às 11h) - Rua Toaldo Túlio, em Santa Felicidade, próximo ao Corpo de Bombeiros
Tarde (14h às 16h) - Av. Isaac Ferreira da Cruz, junto ao terminal de ônibus do Sítio Cercado
05/02
Manhã (9h às 11h) - Rua Itacolomi, no Portão, próximo à EScola Municipal Papa João XXIII
Tarde (14h às 16h) - Rua Nivaldo Braga, no Cajuru, próximo aos armazéns da antiga canaleta de ônibus
06/02
Manhã (9h às 11h) - Rua João Bettega, na CIC, próximo ao Cemitério Jardim da Saudade
Tarde (14h às 16h) - Rua João Soares Barcellos, no Hauer, próximo à rua Pádua Fleury
09/02
Manhã (9h às 11h) - Rua Otávio Saldanha Mazza, no Pinheirinho, próximo ao Colégio Madre Clélia
Tarde (14h às 16h) - Av. Manoel Ribas, junto ao Portal de Santa Felicidade
11/02
Manhã (9h às 11h) - Rua Tijucas do Sul, no Sítio Cercado, próximo à Rua da Cidadania do Bairro Novo
Tarde (14h às 16h) - Av. Erasto Gaertner, no Bacacheri, logo depois da entrada da Base Aérea/Cindacta II
13/02
Manhã (9h às 11h) - Rua Itatiaia, no Portão, próximo à Escola Municipal Papa João XXIII
Tarde (14h às 16h) - Av. Affonso Camargo, no Cajuru, próximo à Escola Estadual Maria Aguiar Teixeira
03/03
Manhã (9h às 11h) - Rua Pedro Gusso, na CIC, próximo à empresa Siemens
Tarde (14h às 16h) - Rua Padre Agostinho, no Bigorrilho, próximo à Copel
05/03
Manhã (9h às 11h) - Rua Oliveira Viana, no Hauer, próximo à rua Pádua Fleury
Tarde (14h às 16h) - Rua Francisco Raitani, no Pinheirinho, próximo à antiga Fiat
Desde as 9 horas desta terça-feira (3), agentes de trânsito iniciaram uma campanha especial de educação para o período de volta às aulas e estão distribuindo fitas brancas com a frase "Paz no Trânsito" aos motoristas que passam pela Avenida Nossa Senhora da Luz, no Jardim Social. A intenção é entregar até o dia 5 de março 10 mil peças, que podem ser amarradas no pulso ou nos espelhos e antenas dos carros e guidão de bicicletas.
De acordo com a Diretoria de Trânsito (Diretran), os agentes também entregam folhetos educativos aos motoristas e dão orientações sobre o uso de cadeiras e dispositivos especiais para o transporte de crianças. O uso dos equipamentos tornou-se obrigatório no ano passado, com a resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Os condutores têm até o fim deste ano para se adaptar às novas regras, pois a fiscalização referente ao item começará a ser realizada em todo o Brasil a partir de 2010.
Nos próximos dias as equipes estarão em outros pontos da cidade, próximo de grandes escolas, para a realização da blitz educativa (confira o calendário ao lado). "O objetivo das blitze nas escolas não é multar. Nossa missão é relembrar aos motoristas aquelas lições básicas de respeito e segurança no trânsito, que às vezes são esquecidas na pressa do dia-a-dia", disse a coordenadora de Educação e Mobilização da Urbs, Maura Moro, à agência de notícias da prefeitura.
Trânsito normal no primeiro dia
De acordo com a Diretran, não foram constatados acidentes ou pontos de lentidão no trânsito de Curitiba na manhã desta terça-feira (3), data de início do período de volta às aulas na cidade. Como o retorno às atividades escolares na rede municipal é realizado por escala, a previsão do órgão é que o movimento se intensifique a partir da próxima segunda-feira (11), quando todas as escolas da rede municipal, além dos colégios particulares, estarão novamente em atividade.
Na próxima semana, a Diretran dará início à Operação Escola, em 169 colégios municipais e em 54 escolas particulares. O trabalho consiste na organização do trânsito para o embarque e desembarque de alunos nos horários de entrada e saída das aulas.
Em cada escola, anjos da guarda controlam a travessia dos alunos na faixa de pedestre. A Diretran é responsável pelo treinamento do pessoal envolvido na operação. Nas escolas municipais, o trabalho é feito diariamente por guardas municipais do Serviço de Proteção Escolar. Nas escolas particulares, funcionários das escolas são treinados para atuar como monitores de travessia. Em escolas estaduais, a operação é coordenada pelo Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran).
Para os pais que levam ou buscam os filhos nas escolas, é separada uma faixa da rua, com um corredor de cones, para direcionar o fluxo e liberar as outras pistas da rua para o tráfego normal. Para as vans e ônibus de transporte escolar são separadas áreas de estacionamento seguras. As crianças que vão embora a pé são encaminhadas para atravessar a rua sempre na faixa de pedestres, com a ajuda dos monitores, que interrompem o fluxo de veículos quando necessário.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora