O Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, permanecerá fechado, a partir de hoje, entre 0h15 da madrugada até as 6h15, entre segunda-feira e sábado; e de 20h15 de sábado às 12h15 de domingo. A suspensão dos pousos e decolagens nesses horários deve se estender por 270 dias, período em que serão realizadas obras de recapeamento da pista e de colocação de novas luminárias. A estimativa é que sejam afetados 89 voos de empresas que operam no terminal.

CARREGANDO :)

"Houve um consenso para [garantir um] menor impacto", disse o superintendente do Afonso Pena, Antonio Pallu. O acordo prevê que, nos feriados prolongados e nas festividades do Natal e Ano Novo, as obras serão suspensas e as operações voltarão a ser realizadas normalmente, o que deve evitar maiores problemas em um período em que há aumento natural de passageiros. A previsão é de que sejam investidos R$ 80 milhões nas obras.

As principais intervenções a serem realizadas são a troca da camada de asfalto da pista de 2.215 metros, a execução de ranhuras e a substituição das luminárias. "São intervenções importantes que vão prolongar a longevidade da pista, garantindo níveis de segurança", disse Pallu. A pista também fica preparada para receber o ILS categoria 3, um instrumento que possibilita pousos e decolagens com mais segurança em situação de baixa visibilidade, o que é comum no Afonso Pena, em razão da formação de neblina. A previsão é de que o equipamento seja instalado em 2013.

Publicidade

Segundo a Empresa Brasi­­leira de Infraestrutura Aero­­portuária (Infraero), o último trabalho de porte na pista do aeroporto foi na década de 1990. Atualmente há obras de ampliação do terminal de cargas, dos estacionamentos de aeronaves e automóveis, e nas pontes de embarque.

Terceira pista

A construção de uma nova pista no Afonso Pena, reivindicação antiga de entidades empresariais do Paraná, ainda depende de um levantamento sobre a área que será abrangida para posterior desapropriação e análise de impacto ambiental, o que deve ser feito pelo governo do estado.