O trânsito na região da Praça da Espanha, onde vai ocorrer o réveillon fora de época, estava tranquilo na tarde deste sábado (3). Como o movimento estava normal, não havia nenhum tipo de bloqueio na região por volta das 16h, com exceção de um, localizado na Rua Coronel Dulcídio, que é feito todos os sábados.
De acordo com a Secretaria de Trânsito (Setran), se houver muita circulação de pedestres, especialmente pela Rua Fernando Simas, poderá ser feita alguma medida para desvios no trânsito. A expectativa é que durante a noite haja alguma alteração no tráfego, mas ainda não há definição de pontos que estarão fechados.
Até as 16h, pelo menos 16,6 mil pessoas haviam confirmado a participação na festa na página do evento no Facebook. O evento está marcado para começar a partir das 22h.
Polêmica
O evento não possui uma organização formal e as pessoas estão sendo convidadas a participar da festa por meio das redes sociais. Para garantir a segurança das pessoas e a organização no trânsito, a prefeitura preparou uma estrutura com banheiros químicos e disponibilizou guardas municipais para auxiliarem na segurança do evento. Há preocupação também com o patrimônio público.
A Fundação Cultural de Curitiba deixou claro que não apoia o evento e que não fez nenhum acordo com os organizadores. A prefeitura afirmou que não pode garantir que o evento realmente irá ocorrer, pois não é a organizadora da manifestação cultural. Mesmo se o "réveillon fora de época" for cancelado, os serviços da prefeitura estarão no local, pois as medidas quanto à estrutura serão tomadas preventivamente.
A prefeitura ainda ressaltou que a Praça da Espanha não comporta um evento deste porte. A Secretaria de Estado da Segurança Pública informou que a Polícia Militar também vai atuar no evento.
Estrutura
Depois do encontro entre as lideranças do Batel Soho e representantes da prefeitura no fim da tarde de terça-feira (28), ficou acordado que a Secretaria de Trânsito (Setran) irá coordenar ações no dia com bloqueio ou mudança de sentido em ruas próximas à praça, se for necessário, além da colocação de banheiros químicos. Agentes da Setran estarão no local a partir da tarde de sábado.
Agentes da Guarda Municipal serão disponibilizados para atuar na segurança local.
O Ministério Público do Paraná (MP-PR) também enviou ofício à Secretaria municipal de Meio Ambiente solicitando que o Executivo agisse para "impedir que este evento se realize sem o mínimo de condições e estrutura".
A preocupação do órgão é que se repitam os problemas ocorridos na edição de 2011 da festa, quando houve muita reclamação por barulho e o lixo ficou espalhado pelo local. O ofício, expedido pelo promotor Sérgio Luiz Cordoni, ainda lista três organizadores do evento, que foram citados na denúncia feita à promotoria.
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora