A tragédia das enchentes que assolou os Estados de Alagoas e Pernambuco no mês passado levou o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a criar um programa emergencial para empresas e municípios dos dois Estados. O Programa BNDES Emergencial de Reconstrução (BNDES PER), aprovado nesta terça-feira (13) pela diretoria do banco, oferecerá até R$ 1 bilhão em crédito para empresas e prefeituras de cidades que foram afetadas pelas enchentes, alvo de decretos de situação de emergência ou de calamidade pública.

CARREGANDO :)

Também foi criado o Programa BNDES Especial de Refinanciamento (BNDES Refin) para refinanciar dívidas de empresas e prefeituras dos dois Estados, inclusive fiscais, cujas amortizações ficaram atrasadas diante de despesas emergenciais. Segundo o BNDES, os dois programas oferecerão crédito por meio de operações indiretas (intermediadas por bancos comerciais) até 31 de dezembro, com juros subsidiados de 5,5%, condição semelhante à que tem oferecido para estimular a venda de bens de capital no País por meio do Programa de Sustentação do Investimento (PSI).

Além da compra de novas máquinas e equipamentos, as empresas beneficiadas pelo BNDES PER poderão financiar investimentos em construção civil, como a reconstrução de edificações, e para recompor capital de giro. O BNDES poderá financiar 100% dos investimentos. Segundo o banco, as linhas de crédito definidas hoje são semelhantes às do já extinto Programa BNDES Refin Santa Catarina, oferecido em cidades daquele Estado atingidas pelas enchentes de novembro de 2008.

Publicidade
Veja também
  • Frente fria traz chuvas ao Paraná
  • Chuva deixa mais de 100 mil sem energia elétrica
  • Dois são presos por desviar donativo para vítimas da chuva em PE
  • Quase 20% das casas da zona rural estão sem energia em cidade em Alagoas
  • Agricultores afetados pela chuva receberão até R$ 25 mil
  • Após chuvas, cidades alagoanas terão hospitais móveis