Um boliviano foi preso no Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, quando tentava embarcar para Bolívia com pedaços do meteorito que caiu na cidade de Varre-Sai, no Noroeste Fluminense, em 20 de junho. As informações são do delegado Alcir Vidal, titular da Delegacia da Polícia Federal do aeroporto.
Segundo Vidal, o homem estava com três pedaços da pedra na mala e tentava seguir para Santa Cruz de La Sierra na última quarta-feira (7).
Ainda segundo a polícia, o homem contou que não sabia que era crime sair do país com o material. O boliviano foi preso e autuado por contrabando, mas já foi liberado por decisão da Justiça Federal.
Pedra foi encontrada em quintal
A pedra encontrada no quintal de uma propriedade rural intrigou os moradores de Varre-Sai. A análise preliminar de astrônomos e pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) indicou que se trata de um meteorito.
De acordo com a assessoria de imprensa de Varre-Sai, o meteorito foi achado no dia 20 de junho por um produtor rural. No entanto, a suspeita é de que a pedra caiu do céu no dia anterior.
O meteorito encontrado tem 12 centímetros de diâmetro e pesa 600 gramas. Segundo o Clube de Astronomia Louis Cruls, em Campos dos Goytacazes, não havia relatos de queda de meteoritos no país há 19 anos.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião