Comemoração Confira a programação oficial do aniversário de Curitiba amanhã:
8 horas Hasteamento da bandeira de Curitiba em frente da prefeitura, na Avenida Cândido de Abreu, 817, no Centro Cívico.
8h30 Entrega de mil coletes à prova de bala para a Guarda Municipal no pátio da prefeitura. Em seguida, apresentação do coral da prefeitura no saguão do prédio central.
14 horas Abertura da comemoraçãos na Praça Santos Andrade, com atividades de pintura livre para crianças, exposição de fotos antigas das praças centrais de Curitiba e das pinturas de 15 artistas plásticos. Eles fizeram um painel de lona com 30 metros de comprimento para homenagear a cidade.
15 horas Teatro de fantoches da Guarda Municipal.
15h30 Show de circo e mágica com Antenor Delfino.
16 horas Teatro infantil com o grupo de Jorge Miashiro.
17 horas Show musical de voz e violão com Ed Jamaica.
17h30 Apresentação banda marcial do Colégio Bagozzi.
18 horas Apresentação do coral formado por 314 crianças e distribuição do bolo de 314 quilos.
19 horas Show da banda Blindagem.
Curitiba irá comemorar amanhã 314 anos de idade com uma programação que deve durar o dia inteiro e reunir cerca de 4 mil pessoas. A festa será aberta oficialmente às 8 horas com o hasteamento da bandeira da cidade em frente da prefeitura, no Centro Cívico, e seguirá à tarde com atividades culturais e sete espetáculos na Praça Santos Andrade, no Centro da capital. O momento mais esperado, no entanto, ocorrerá às 18 horas, quando um coral formado por 314 alunos de escolas municipais vai cantar o "Parabéns a Você" nas escadarias do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e um bolo de 314 quilos e refrigerantes serão distribuídos à população.
Há quatro anos, o bolo gigante preparado pelo Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná (Sipcep) faz parte das comemorações: como Curitiba soma mais um ano, o bolo ganha mais um quilo. Também a decoração do confeito acompanha o que está ocorrendo na cidade. Neste ano, o bolo terá a forma da letra "C" e será decorado com ilustrações das obras da Linha Verde. "Nossa satisfação é cortar e distribuir o bolo para todas as pessoas. Temos certeza de que não vai faltar", garante o presidente do sindicato, Joaquim Cancela Gonçalves.
As atividades na praça terão início às 14 horas, com pintura livre para crianças, exposição de fotos antigas das praças centrais de Curitiba e das pinturas de 12 artistas plásticos que farão um painel de lona com 30 metros de comprimento para homenagear a cidade. Depois haverá teatro de fantoches da Guarda Municipal, show de circo, teatro infantil e apresentações musicais até as 18 horas, quando o prefeito Beto Richa vai cortar o bolo.
A banda de rock Blindagem encerra a festa às 19 horas. Apesar de nenhum dos cinco integrantes serem naturais de Curitiba, a banda tem uma estreita relação com a capital e traz composições próprias sobre o Paraná. "Já tocamos em tudo quanto é lugar e não conseguimos deixar Curitiba. É forte essa relação", diz o guitarrista Alberto Rodrigues, que chegou à capital paranaense em 1974.
Também uma comemoração diferente foi programada aos cerca de 100 pacientes dos grupos de atenção aos hipertensos do Distrito Sanitário do Portão. Eles passarão o dia no Parque Barigüi e farão caminhadas, sessões de alongamento, dança e atividades recreativas programadas.
Atendimento normal
Como não foi decretado ponto facultativo pelo prefeito Beto Richa, todas as repartições da prefeitura irão trabalhar normalmente. O motivo é que o dia 29 de março não está incluído na lei municipal que fixa os feriados, como explica o especialista em Direito Público Administrativo da UFPR, Pedro Henrique Xavier. Segundo ele, pela Lei Federal 9.093/1995 cada município pode estipular no máximo quatro feriados religiosos. São feriados em Curitiba a Sexta-Feira da Paixão (6 de abril), Corpus Christi (7 de junho), Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (8 de setembro) e Finados (2 de novembro).
Serviço: Circula amanhã, encartado na Gazeta do Povo, o suplemento especial "Curitiba 314 anos Fragmentos da História", que irá relembrar alguns momentos marcantes da trajetória da capital.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião