Comemoração Confira a programação oficial do aniversário de Curitiba amanhã:

8 horas – Hasteamento da bandeira de Curitiba em frente da prefeitura, na Avenida Cândido de Abreu, 817, no Centro Cívico.

8h30 – Entrega de mil coletes à prova de bala para a Guarda Municipal no pátio da prefeitura. Em seguida, apresentação do coral da prefeitura no saguão do prédio central.

14 horas – Abertura da comemoraçãos na Praça Santos Andrade, com atividades de pintura livre para crianças, exposição de fotos antigas das praças centrais de Curitiba e das pinturas de 15 artistas plásticos. Eles fizeram um painel de lona com 30 metros de comprimento para homenagear a cidade.

15 horas – Teatro de fantoches da Guarda Municipal.

15h30 – Show de circo e mágica com Antenor Delfino.

16 horas – Teatro infantil com o grupo de Jorge Miashiro.

17 horas – Show musical de voz e violão com Ed Jamaica.

17h30 – Apresentação banda marcial do Colégio Bagozzi.

18 horas – Apresentação do coral formado por 314 crianças e distribuição do bolo de 314 quilos.

19 horas – Show da banda Blindagem.

CARREGANDO :)

Curitiba irá comemorar amanhã 314 anos de idade com uma programação que deve durar o dia inteiro e reunir cerca de 4 mil pessoas. A festa será aberta oficialmente às 8 horas com o hasteamento da bandeira da cidade em frente da prefeitura, no Centro Cívico, e seguirá à tarde com atividades culturais e sete espetáculos na Praça Santos Andrade, no Centro da capital. O momento mais esperado, no entanto, ocorrerá às 18 horas, quando um coral formado por 314 alunos de escolas municipais vai cantar o "Parabéns a Você" nas escadarias do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e um bolo de 314 quilos e refrigerantes serão distribuídos à população.

Há quatro anos, o bolo gigante preparado pelo Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná (Sipcep) faz parte das comemorações: como Curitiba soma mais um ano, o bolo ganha mais um quilo. Também a decoração do confeito acompanha o que está ocorrendo na cidade. Neste ano, o bolo terá a forma da letra "C" e será decorado com ilustrações das obras da Linha Verde. "Nossa satisfação é cortar e distribuir o bolo para todas as pessoas. Temos certeza de que não vai faltar", garante o presidente do sindicato, Joaquim Cancela Gonçalves.

Publicidade

As atividades na praça terão início às 14 horas, com pintura livre para crianças, exposição de fotos antigas das praças centrais de Curitiba e das pinturas de 12 artistas plásticos que farão um painel de lona com 30 metros de comprimento para homenagear a cidade. Depois haverá teatro de fantoches da Guarda Municipal, show de circo, teatro infantil e apresentações musicais até as 18 horas, quando o prefeito Beto Richa vai cortar o bolo.

A banda de rock Blindagem encerra a festa às 19 horas. Apesar de nenhum dos cinco integrantes serem naturais de Curitiba, a banda tem uma estreita relação com a capital e traz composições próprias sobre o Paraná. "Já tocamos em tudo quanto é lugar e não conseguimos deixar Curitiba. É forte essa relação", diz o guitarrista Alberto Rodrigues, que chegou à capital paranaense em 1974.

Também uma comemoração diferente foi programada aos cerca de 100 pacientes dos grupos de atenção aos hipertensos do Distrito Sanitário do Portão. Eles passarão o dia no Parque Barigüi e farão caminhadas, sessões de alongamento, dança e atividades recreativas programadas.

Atendimento normal

Como não foi decretado ponto facultativo pelo prefeito Beto Richa, todas as repartições da prefeitura irão trabalhar normalmente. O motivo é que o dia 29 de março não está incluído na lei municipal que fixa os feriados, como explica o especialista em Direito Público Administrativo da UFPR, Pedro Henrique Xavier. Segundo ele, pela Lei Federal 9.093/1995 cada município pode estipular no máximo quatro feriados religiosos. São feriados em Curitiba a Sexta-Feira da Paixão (6 de abril), Corpus Christi (7 de junho), Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (8 de setembro) e Finados (2 de novembro).

Publicidade

Serviço: Circula amanhã, encartado na Gazeta do Povo, o suplemento especial "Curitiba 314 anos – Fragmentos da História", que irá relembrar alguns momentos marcantes da trajetória da capital.