O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse neste domingo (15) que as questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) agora “começam a ter a cara do governo”. “Ninguém precisa ficar preocupado. Aquelas questões absurdas do passado que caíam, tema de redação que não tinha nada a ver com nada. Realmente algo voltado para o aprendizado”, afirmou em entrevista a jornalistas em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, segundo o G1.
Na cidade, onde chegou no sábado (13), Bolsonaro participa da Expo 2020. Na entrevista, ele falou ainda sobre as demissões de 37 servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que entregaram seus cargos nesta semana. O órgão do Ministério da Educação é responsável pela elaboração do Enem, que está marcado para os próximos dias 21 e 28.
“Conversei muito rapidamente com o Milton [Ribeiro, ministro da Educação]. Seria bom vocês conversarem com eles, o que levou àquelas demissões. Não quero entrar em detalhes, mas é um absurdo o que se gastava com poucas pessoas lá”, disse Bolsonaro. “O Milton é uma pessoa séria, responsável, é do ramo. Ele mandou mensagem para mim agora há pouco, diz que a prova do Enem vai correr na mais absoluta tranquilidade.”
À Frente Parlamentar de Educação, alguns dos servidores afirmaram ter sofrido pressão psicológica e vigilância velada na formulação das provas, para que evitassem escolher questões que incomodariam o governo.
Na quarta-feira (10), o presidente do Inep, Danilo Dupas Ribeiro, compareceu à Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, e negou qualquer tipo de interferência sobre o conteúdo do Enem, salientando que os professores que elaboraram as questões fazem parte do Banco Nacional de Itens (BNI).
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora