Mais de 30 homens do Corpo de Bombeiros reforçaram, na quarta-feira (1º), o combate a um foco de incêndio na Serra do Estrondo, na cidade de Paraíso do Tocantins (TO). As chamas teriam começado há três dias, e há suspeita de que o incêndio tenha sido criminoso, segundo o Corpo de Bombeiros.
Segundo o tenente João Neto da Silva, comandante do Corpo de Bombeiros de Paraíso, o incêndio na Serra do Estrondo já foi controlado. "Acreditamos que cerca de 50% da área ao pé da serra, próxima a chácaras e residências, tenha sido destruída pelo fogo", diz Silva ao G1.
Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, o vento e a vegetação seca dificultam a extinção completa de pequenos focos que ainda restam na Serra.
Outras regiões do Tocantins, como a Serra do Lajeado, em Palmas, que já teve o incêndio controlado, ainda têm a presença de brigadistas para evitar o surgimento de novos focos.
Na Ilha do Bananal, os focos também estão sob controle. No Parque Nacional do Araguaia, que fica na Ilha, ainda há focos isolados, mas a situação está controlada. Segundo Raoni Jabiassu, analista ambiental do parque, estima-se que metade do parque tenha sido destruído pelo fogo.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora