O Corpo de Bombeiros encerrou às 18h50 desta quarta (25) as buscas pela última vítima do naufrágio do Lago Paranoá, ocorrido na noite de domingo. De acordo com a major Vanessa Signale, as atividades voltam nesta quinta-feira (26), às 6h.
Familiares da vítima acompanharam os trabalhos das equipes de resgate nesta quarta-feira (25) e falaram sobre a angústia da espera. Prima do rapaz de 31 anos, Iva Oliveira disse pedir a Deus para que ele seja encontrado logo. "A cada movimento dos barcos e dos bombeiros a gente cria expectativa", afirmou.
A mãe, Herculana Lisboa, disse não ter mais esperanças de encontrar o filho com vida. Segundo ela, os bombeiros informaram que as chances de encontrar o rapaz vivo são pequenas, pois toda a beira do Lago Paranoá já foi percorrida e, mesmo se ele estivesse inconsciente, já teria sido localizado.
A tia do jovem Ormezinda Pereira disse que o sobrinho se despediu dos parentes antes de sair de casa para trabalhar como garçom na embarcação. Segundo ela, o rapaz ligou para a mãe, disse que a amava e pediu que ela não se esquecesse disso. "Parecia que ele sabia", afirmou.
Após o naufrágio do barco Imagination, na noite de domingo (22), 94 passageiros foram resgatados, mas um bebê de cinco meses não resistiu (inicialmente havia sido divulgado quen o bebê tinha sete meses). Na segunda-feira (23), as equipes retiraram três corpos um de dentro da embarcação , e, na terça-feira (24), quatro.
Enterros
Nesta quarta-feira foram veladas uma mãe e o filho dela, de cinco meses, que chegou a ser resgatado com vida, mas que morreu quando recebia os primeiros-socorros. Os corpos da mulher e do bebê serão levados para a Bahia, onde serão enterrados.
Muito emocionado, o marido foi consolado por parentes e amigos e saiu sem falar com a imprensa.
Também nesta tarde foi sepultado o corpo de Adail de Souza Borges, 44. Ele era cozinheiro do Exército havia 28 anos e se aposentaria em dois anos. Borges estava trabalhando como cozinheiro da festa no barco naufragado.
O enterro foi realizado com honras militares, com uma salva de 12 tiros. A esposa de Borges deixou o local amparada por familiares antes mesmo de o sepultamento acabar. O militar deixa uma filha de 15 anos.
"Ele morreu como herói", disse Benjamin Braga, 50, amigo de Borges há mais de 20 anos. Segundo ele, o cozinheiro estava com um colete salva-vidas, mas o deu para uma jovem que não sabia nadar e que sobreviveu graças à ajuda. Ela teria comparecido ao velório do cozinheiro, segundo o amigo.
Braga contou que os dois se conheceram já na carreira militar ele se aposentou recentemente. "Adail [Borges] era um profissional espetacular. Dedicado, asseado, capaz de cozinhar para qualquer pessoa", disse ele. O cozinheiro trabalhava na 11ª Região Militar.
Segundo o amigo, os "bicos" para completar a renda são comuns na profissão devido à baixa remuneração - informação confirmada por um cabo que estava no local e não quis se identificar. "Ele trabalhava há muito tempo com esse buffet. Morreu correndo atrás", disse Braga.
Içamento
Os bombeiros vão começar a amarrar globos de elevação de cargas subaquáticas semelhantes a balões à embarcação, que será içada na sexta-feira (27). Segundo a major Vanessa Signale, os globos, que começaram a ser levados ao lago na tarde desta quarta, têm capacidade para suportar até 20 toneladas. Nem todos, porém, serão necessariamente utilizados.
"Faremos testes, porque uma quantidade que levanta 5 toneladas pode não fazer diferença e outra que aguente 20 toneladas pode levantar a embarcação acima do ideal", explica. A embarcação pesa 15 toneladas e está a 18 metros de profundidade.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião