Maringá - O Corpo de Bombeiros de Maringá acaba de ganhar o direito de multar motoristas infratores. Segundo o chefe da comunicação social da corporação, Marlon Pensak, os bombeiros vão autuar, principalmente, os condutores que interrompem a passagem dos carros de emergência, ou bloqueiam cruzamentos das ruas e avenidas.
Recentemente, 35 membros da corporação passaram por um treinamento no Departamento de Trânsito (Detran) e foram credenciados para emitir os autos de infração. De acordo com Pensak, os bombeiros receberam treinamento da assessoria militar do Detran e há duas semanas os membros da corporação já estão autuando. "Muitos dos nossos carros são impedidos por motoristas que interrompem a passagem dos veículos nos cruzamentos. Também existem aqueles que não abrem passagem. A partir daí, surgiu a necessidade de autuar os condutores infratores", explicou.
Segundo o tenente Eriksen Mafra, além das infrações por bloqueio das vias, os bombeiros vão fiscalizar todos os outros tipos de irregularidades. "Motoristas que falam ao celular ou que não usam o cinto de segurança nós vamos multar. Esse motorista que descumpre a lei é o mesmo que vamos atender mais tarde num possível acidente causado pela falta de respeito às leis de trânsito", ressalta.
Apesar de estar atuando há duas semanas na emissão de multas, o Corpo de Bombeiros ainda não tem um balanço de quantos motoristas já foram multados. "Vale lembrar que não se trata de uma indústria de multas. Só queremos impedir infrações que possam refletir negativamente e diretamente na atuação do nosso trabalho", afirma Pensak.



