O Corpo de Bombeiros resgatou no início da tarde desta sexta-feira o corpo do pedreiro João Carlos de Lima, de 36 anos, que estava dentro de um carro com outras duas pessoas quando o veículo caiu no rio Formosa próximo ao terminal de ônibus no bairro Fazendinha, em Curitiba.
O corpo foi encontrado boiando no rio Barigüi, na altura da Rodovia do Xisto, entre Curitiba e Araucária, a cerca de dois quilômetros do Córrego Formosa. Lima era casado e tinha dois filhos, com seis meses e onze anos.
No carro, estavam ainda Tomyde Suguy, de 77, que conseguiu se salvar, e a mulher dele, Marta Maria Suguy, de 69 anos, que continua desaparecida. As buscas para localizar Marta começaram nesta sexta-feira e devem continuar neste sábado. A família colocou três botes para ajudar nas buscas. Após o acidente, Tomyde foi encaminhado para o Hospital do Trabalhador. Ele está em estado de choque e sob fortes medicamentos.
O forte temporal que chegou a arrastar o carro até o rio Formosa, começou no fim da tarde desta quinta-feira e durou duas horas. A chuva forte atingiu principalmente a região Sul de Curitiba. Segundo a Defesa Civil do estado, foram registrados 170 pontos de alagamento em Curitiba e região. Cerca de 80 pessoas ficaram desabrigados, mas já nesta tarde voltaram para suas casas.
A água chegou a quase um metro de altura em algumas regiões. Os bairros mais atingidos foram Xaxim, Boqueirão, Vila Hauer, Pinheirinho, Vila Fanny, Tatuquara, Portão, Fazendinha e Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Nem mesmo as rodovias que contornam a cidade escaparam. Na BR-376 e na BR-116, a enchente impediu a passagem de carros.
Richa cancela inauguração e acompanha trabalho para atender às vítimas da chuva
Os estragos causados pela chuva foram tantos que o prefeito Beto Richa cancelou sua agenda desta sexta-feira (16), que incluía a inauguração da Escola Municipal Maria Ienkot Zeglin, no Tatuquara, para acompanhar os trabalhos da prefeitura.
Foram deslocadas 20 equipes de saneamento e de manutenção urbana para atender as áreas atingidas. Ao todo, cem trabalhadores da Prefeitura participarão da recuperação de ruas, galerias pluviais e limpezas de bueiros, segundo assessoria da prefeitura. Equipes da Saúde da Família, da Secretaria Municipal da Saúde, também estão fazendo atendimento. Doações
O Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC) lançou nesta sexta-feira uma campanha para arrecadar alimentos não-perecíveis, móveis, roupas e utensílios domésticos que serão doados às famílias atingidas.
As doações podem ser feitas nos núcleos da Fundação de Ação social (FAS) das Ruas da Cidadania. Também podem ser feitas doações pelo Disque Solidariedade, pelo telefone 156. Neste caso, a prefeitura fará o recolhimento da doação no local indicado.