• Carregando...
 | ANPr/Divulgação
| Foto: ANPr/Divulgação

Dicas para evitar afogamentos

-Tome banho de mar próximo aos postos de salva-vidas.

-Obedeça as áreas sinalizadas como seguras pelos salva-vidas.

-Atenção com as crianças, mesmo quando o salva-vidas estiver por perto.

-Se ingerir bebida alcoólica, não entre no mar.

-Mesmo que saiba nadar, vá acompanhado de outra pessoa, que poderá ajudá-lo caso tenha algum mal estar na água.

-Nade longe de pedras, píers ou embarcações.

-Cuidado com os locais com pouca ou nenhuma quebra de ondas. Estas áreas podem concentrar correntes de retorno, que puxam o banhista mar adentro.

Um menino de quatro anos de idade quase morreu afogado na piscina de casa enquanto estava brincando no último dia 14, no Balneário Monções, em Pontal do Paraná. Bombeiros que estavam trabalhando no Posto de Guarda-Vidas, há 100 metros da residência, atenderam ao pedido de socorro da mãe e encontraram o menino em parada cardiorrespiratória, sem sinais vitais. Os bombeiros conseguiram reanimar o garoto e ele foi encaminhado para o Hospital Regional de Paranaguá por meio de helicóptero.

Infelizmente, casos como esse são comuns. Desde que a temporada de verão começou no dia 18 de dezembro de 2014, os bombeiros salvaram 554 pessoas nos municípios do litoral do Paraná. A média é de 19 vidas salvas por dia pelas equipes que integram a Operação Verão.

Foram registradas apenas duas mortes por afogamento, tendo uma delas ocorrido antes do horário de atendimento dos salva-vidas, que trabalham das 8 às 20 horas.

Nessa temporada, 400 bombeiros foram convocados para cuidar dos banhistas nas praias nos 99 postos de guarda-vidas espalhados pela orla marítima do estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]