Duas garotas, de 13 e 15 anos, que foram sequestradas e ameaçadas de morte porque testemunharam um atentado que vitimou três pessoas, no começo da manhã desta quinta-feira (9), em Pinhais, foram salvas por uma equipe do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).
Dois homens e um adolescente foram detidos em flagrante, mantendo as meninas rendidas e amordaçadas dentro de um carro.Tudo começou pouco antes das 6h. A garota mais nova, que mora em um lava-carros na Rua Rio Paranapanema, no Jardim Weissópolis, conversava com a amiga quando os assassinos escalaram o muro dos fundos e começaram a atirar. Três pessoas que estavam no quintal foram baleadas.
Solange Maria Loredo, 39 anos, que mora no local, uma garota de 16 anos e um rapaz identificado apenas como Anderson, que foram visitar Solange, foram encaminhados ao Hospital Evangélico e estão fora de risco.
As adolescentes viram o rosto de um dos atiradores e decidiram fugir de bicicleta, em busca de socorro. Quando se aproximavam da Avenida Iraí, elas foram surpreendidas pelo Monza em que estavam os três envolvidos no atentado. "Eles nos pegaram pelo cabelo, chutaram nossa bicicleta e nos colocaram dentro do carro. Eles diziam que não gostavam de nóia, e que se a gente não dissesse onde estava minha mãe e outra mulher, eles iriam nos matar e nos jogar no rio", contou uma das meninas. A mãe da garota, usuária de crack, estava em um motel fazendo um programa sexual para sustentar o vício.
Sequestro
Os marginais seguiram em direção a Piraquara, enrolaram camisetas no rosto das adolescentes e disseram a elas que iriam para um cativeiro onde seriam assassinadas. "Por sorte, alguém percebeu quando as garotas foram colocadas no veículo e chamou a polícia", afirmou o delegado de Pinhais, Fabio Amaro. Com as características do carro, policiais do Bope encontraram o Monza, no Jardim Holandês, e libertaram as vítimas.
O motorista do carro, Robson Luiz de Oliveira, 22 anos, foi preso juntamente com o passageiro Gilmar dos Santos Mesquita, 30 anos, que já esteve preso por roubo e foi solto há nove meses. Com ele foi apreendido um revólver calibre 38, com as seis munições deflagradas.
Segundo a polícia, Gilmar foi o autor dos disparos. No carro, os policiais ainda encontraram quatro munições intactas e um carregador. Um garoto de 14 anos também foi apreendido.
Os três foram conduzidos à delegacia e autuados em flagrante por tripla tentativa de homicídio e sequestro. Hoje, o adolescente deverá ser encaminhado à Vara de Infância e Juventude de Pinhais. O motivo do crime teria relação com o tráfico de drogas.