Soldados do Batalhão de Operações Especiais (Bope) permanecem ocupando pontos estratégicos da Ladeira dos Tabajaras e do Morro dos Cabritos, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. Na segunda-feira (28) as equipes terão o reforço da Companhia de Cães da Polícia Militar para auxiliar nas buscas.
O objetivo é tentar localizar paiol de armas e drogas. A operação vai se estender para as áreas de mata dentro das comunidades onde traficantes podem estar escondidos. Até o momento não houve apreensão e ninguém foi preso.
A ocupação começou na manhã de sábado (26) para expulsar traficantes das duas comunidades e instalar uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Segundo a PM, não houve registro de confrontos.
"Estamos fazendo um trabalho minucioso, com muito cuidado. Vai ser uma operação demorada, mas tudo está saindo dentro do previsto", afirmou o comandante do Bope, coronel Paulo Henrique Azevedo de Moraes, que acompanha a ação.
Os soldados do Bope permanecerão na Ladeira dos Tabajaras e no Morro dos Cabritos por tempo indeterminado.
Ocupação começou na manhã de sábado
Por volta das 9h de sábado, 80 homens do Bope começaram a subir os morros. Um veículo blindado deu apoio à operação. Os principais acessos às favelas já estavam ocupados desde a última quarta-feira (23). Cerca de 3,1 mil pessoas vivem nas duas comunidades.
O Bope se instalou em pontos estratégicos dos morros sem confronto com bandidos. Os policiais acreditam que o anúncio antecipado da ocupação fez com que os traficantes deixassem as comunidades.
"Ao saber que vamos chegar numa comunidade com tanta antecedência, eles têm duas opções: ou ficam para o confronto ou se refugiam. Até o momento, a indicação que temos é de que eles estão refugiados em outros locais", explicou o comandante do Bope, Paulo Henrique Azevedo de Moraes.