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TRANSPORTE

BR-116 terá trincheira em frente à Ceasa

A prefeitura de Curitiba anunciou ontem a construção de uma trincheira na BR-116, na continuidade da Linha Verde, em frente à Central de Abas­tecimento do Paraná (Ceasa). A trincheira será construída em parceria entre a Autopista litoral Sul (da Concessionária espanhola OHL) e a administração municipal. A companhia responderá pela trincheira em si, com valor estimado de R$ 15,8 milhões, enquanto a prefeitura vai criar as alças de acesso, ao custo de R$ 13,5 milhões. A obra de R$ 29,5 milhões fará a ligação entre os bairros Umbará e Pinheirinho, hoje divididos pela estrada. Ainda não há prazo para o início do projeto.

Mesmo com a intervenção, um dos principais problemas de tráfego da região não será resolvido: um semáforo localizado nos limites entre a capital e Fazenda Rio Grande, responsável por imensos congestionamentos, continuará a existir. É comum motoristas esperarem mais de uma hora para passar no trecho. A solução do problema depende de um novo acordo entre OHL e prefeitura, pois a obra só deve sair caso a construção de uma canaleta de ônibus que vai ligar Curitiba a Fazenda Rio Grande por meio de um "ligeirão" e que requer a duplicação da rodovia seja oficializada. Uma reunião no dia 28 deverá tratar do assunto.

De acordo com o coordenador do mestrado e doutorado em Gestão Urbana da PUCPR, Fábio Duarte, a iniciativa da prefeitura é louvável, pois melhora a ligação entre bairros historicamente cortados pela BR. "Novas trincheiras como essa devem ser feitas na Linha Verde para integrar os bairros, além de valorizar o mercado imobiliário da região", opina. As ruas envolvidas na trincheira serão Hasdrubal Bellegard, Dilson Luiz e Francisco Sobania.

Duarte, no entanto, teme pela travessia de pedestres. "A trincheira é ótima para carro, mas nem sempre para pedestres. As inclinações costumam favorecer veículos e podem ser impeditivas para cadeirantes, por exemplo", diz. Con­forme o Instituto de Pesquisa e Plane­jamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o projeto da trincheira vai respeitar as normas de acessibilidade e facilitar a travessia de pedestres.

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