Brasileiros que forem para o México a turismo, por períodos de até 90 dias, não vão precisar mais de vistos. A medida será implementada a partir de data ainda a ser definida, "no mais breve prazo possível", informou nesta segunda-feira (18) o Itamaraty, por meio de nota. A regra será recíproca para os mexicanos que visitarem o Brasil.
De acordo com o governo brasileiro, decisão vai estimular a relação entre Brasil e México beneficiando diretamente os turistas e aqueles que viajam a negócios.
"O governo brasileiro saúda particularmente a possibilidade de que cidadãos mexicanos possam viajar ao Brasil, sem a necessidade de obterem previamente o visto de entrada, para assistir aos grandes eventos de 2013 (Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude), 2014 (Copa do Mundo) e 2016 (Olimpíadas e Paraolimpíadas)", diz o texto.
Os dois países resolveram retomar o acordo que havia sido suspenso em setembro de 2005. Assinado em 2000, o acordo permite a permanência por períodos de até 90 dias, contados a partir da data de entrada, renováveis, desde que a permanência total não exceda 180 dias no período de um ano.
O Itamaraty destaca que o comércio entre Brasil e México cresceu 244% de 2002 a 2012, quando totalizou US$ 10 bilhões, 11,0% a mais que em 2011. De acordo com o governo brasileiro, no ano passado o Brasil foi o 8º parceiro comercial do México. O México, por sua vez, se tornou, no acumulado de janeiro a novembro de 2012, o 10º parceiro comercial do Brasil.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora