Foram entregues nesta semana em Porto Príncipe, capital do Haiti 360 toneladas do soro Ringer Lactato, um medicamento para o tratamento dos casos graves e moderados de cólera. Os medicamentos foram doados pelo Ministério da Saúde brasileiro. A doação permitirá que cerca de 50 mil casos de cólera sejam tratados, principalmente em Porto Príncipe, onde muitas famílias ainda vivem em acampamentos após o terremoto de 12 de janeiro do ano passado.
Os medicamentos e insumos serão armazenados no Programa de Medicamentos Essenciais da Organização Pan-Americana da Saúde do Haiti e distribuídos de acordo com a necessidade apresentada pelo Ministério de Saúde Pública e da População do Haiti.
Na semana passada, foram desembarcadas em Porto Príncipe 30 ambulâncias também doadas pelo Ministério da Saúde. Os veículos serão usados no desenvolvimento de um sistema de urgência e emergência para o Haiti. Além das ambulâncias, o Brasil ofereceu capacitação técnica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu).
As ambulâncias, que custaram R$ 3,86 milhões, e os insumos para o tratamento da cólera, que custaram R$ 800 mil, foram adquiridos com recursos extraordinários do Ministério da Saúde aprovados pelo Congresso no ano passado, conforme a Lei nº 12.239, para operações de assistência especial no exterior e assistência humanitária ao Haiti.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora