• Carregando...

Brasília – Até o fim deste mês, um dos principais medicamentos utilizados para tratar a doença de Chagas começará a ser produzido por um laboratório público brasileiro: o Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (Lafepe). As primeiras unidades do benzonidazol, 200 mil comprimidos, serão enviadas ao Ministério da Saúde para distribuição na rede pública.

Além de suprir o mercado nacional, o Lafepe será o único produtor mundial, exportando o medicamento para diversos países. O remédio disponível até então era produzido pela farmacêutica Roche, na Suíça, que transferiu a licença da tecnologia de produção do medicamento para o laboratório pernambucano por meio de um acordo. Em setembro, o laboratório brasileiro recebeu, da Suíça, 358 quilos do princípio ativo do remédio para começar a produção.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença de Chagas afeta 9 milhões de pessoas no mundo. Em 1990, o número de casos chegou a 18 milhões. Na avaliação da OMS, a doença está sob controle no Brasil, Chile, Uruguai, em regiões da Argentina, Bolívia, Paraguai e América Central.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]