Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
7 Maravilhas

Brasil festeja o Cristo Redentor

Lenny Kravitz fez melhor show | AFP PHOTO / Luisa DE PAOLA
Lenny Kravitz fez melhor show (Foto: AFP PHOTO / Luisa DE PAOLA)

Rio de Janeiro – Uma missa em ação de graças comemorou ontem a eleição do Cristo Redentor como uma das novas sete maravilhas do mundo. Centenas de cariocas e turistas acompanharam a benção do cardeal arcebispo emérito do Rio, dom Eugênio Salles, que confessou ter tido dúvidas sobre as chances de a estátua ficar entre as sete atrações mais votadas na disputa com outras 19.

As sete maravilhas escolhidas por meio de voto foram: Ruínas de Petra (Jordânia), Muralha da China, Estátua do Cristo Redentor (Brasil) Machu Picchu (Peru), Pirâmide de Chichen Itza (México), Coliseu (Roma) e o palácio Taj Mahal (Índia).

As pirâmides de Gizé, no Egito, por serem a única maravilha remanescente do mundo antigo, ficaram fora do concurso e já tinham sua vaga assegurada. Os organizadores decidiram manter o status de Maravilha do Mundo depois de autoridades egípcias terem manifestado indignação com o fato de as estruturas serem obrigadas a concorrer por um lugar na lista.

Repercussão

O resultado do concurso The New 7 Wonders teve o resultado divulgado no sábado à noite. O governador do Rio, Sérgio Cabral Filho (PMDB), agradeceu aos que votaram e afirmou que a exploração do título na divulgação do turismo beneficiará a economia carioca. "Os turistas que querem conhecer o Cristo agora virão conhecer uma das novas sete maravilhas do mundo. É uma combinação de um destino turístico fantástico com a ecologia, um monumento lindo e uma reverência ao nosso Criador. O título agrega valor ao destino turístico. É algo grandioso que vamos trabalhar, do ponto de vista do marketing. Empresas ligadas ao Rio, não só as do turismo, vão agregar a figura do Corcovado e do Cristo Redentor, vendendo o destino do Rio", disse Cabral, agradecendo também os votos do exterior.

"Eu não acreditei que tivesse êxito, foi uma agradável surpresa", admitiu dom Eugênio, que abençoou a estátua e os presentes. "Não é uma alegria só para o Rio e o Brasil, mas para o mundo tudo. Há valores que são postos hoje de lado e Ele veio pregá-los. Na hora em que essa comunidade toda, católicos e não católicos, o elegem, esse abraço do Cristo, que é do Corcovado, envolve o mundo inteiro, principalmente os mais necessitados", afirmou o cardeal.

Segundo o secretário estadual de Turismo, Eduardo Paes, o governador Sérgio Cabral já conversou com a ministra do Turismo, Marta Suplicy, para ações conjuntas de divulgação do Rio como destino turístico a partir do título do Cristo. Para o prefeito Cesar Maia, "o Rio vive um momento mágico e volta a ser a cidade central do Brasil".

O prefeito afirmou que é responsabilidade da sociedade e dos governantes trabalhar para manter o clima de otimismo. O secretário municipal de Turismo, Rubem Medina, cogita promover uma festa pela vitória do Cristo. A prefeitura estima que o turismo no Rio cresça 20%.

Celebração

Em nota, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou. "O Cristo Redentor sempre foi uma maravilha do Rio e do Brasil. A partir de agora, é também uma das sete maravilhas do mundo. Parabéns, Rio! Parabéns, Brasil!"

A notícia foi comemorada em plena praia de Copacabana, um dos palcos do megaevento global Live Earth, que contou com shows em oito países para alertar sobre os riscos das mudanças climáticas. Assim que saiu o resultado, o músico Falcão, do grupo O Rappa, avisou ao público – cerca de 400 mil pessoas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.