A ONG Repórteres Sem Fronteiras divulgou o ranking sobre liberdade de imprensa em que o Brasil aparece na 108ª posição entre 179 países avaliados. Em 2012, o país apareceu na 99ª colocação. A ONG informa que nações que são modelos regionais, caso do Brasil, não estão à altura no ranking.
Nas Américas, a Jamaica é o país mais bem colocado: aparece em 13º lugar. Entre os países vizinhos do Brasil, o Uruguai aparece em 27º e a Argentina em 54º.
"Na América Latina, o Brasil, motor econômico da região, continua o seu declínio (no ranking), que começou no ano passado. Os cinco jornalistas mortos no país em 2012, assim como os problemas persistentes de pluralismo dos meios de comunicação, explicam essa degradação", diz o texto.
A primeira posição no ranking é ocupada pela Finlândia. Em seguida aparecem Holanda e Noruega. Eritreia, na África, ocupa a pior colocação.
Na ficha que traz sobre o Brasil, o Repórteres Sem Fronteiras descreveu como vê a liberdade de imprensa no país: "Apesar dos avanços legislativos e dos esforços palpáveis na luta contra a impunidade, o Brasil ainda apresenta riscos pontuais para a segurança dos jornalistas, em especial nas regiões do Norte e Nordeste. Como em outros países, o crime organizado continua sendo a principal causa de ameaças diretas. Paralelamente, as pressões políticas e judiciais locais contra a imprensa proliferam, num cenário mediático marcado pelos conflitos de interesse. A censura prévia afeta duramente os sites jornalísticos".
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião