O governo brasileiro, por intermédio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a imediata suspensão das importações de aves oriundas de países com registros de gripe aviária.
De acordo com resolução da Anvisa publicada na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União, fica proibida a importação e a comercialização, bem como o ingresso em todo o território nacional, "de carcaças inteiras, cortes, miúdos, produtos cárneos industrializados, ovos e penas de aves desses países".
A Anvisa classificou a proibição como preventiva, na medida em que o fluxo de importação é quase insignificante e o país ser notadamente exportador de aves. A resolução da Anvisa estabelece que as importações estarão automaticamente suspensas sempre que o site da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) comunicar oficialmente a ocorrência da doença em um país.
O vírus H5N1 da gripe aviária já foi detectado em mais de 25 países da Europa, Ásia e África. A relação dos países pode ser encontrada no endereço www.oie.int.