Objetivos
Algumas proposições do país para a conferência:
- A erradicação da pobreza;
- O empoderamento das mulheres ;
- O acesso de todos aos recursos hídricos;
- A adoção de índices de sustentabilidade para referência de investimentos em bolsas de valores;
- O incentivo a financiamentos internacionais para projetos de cunho ambiental.
O governo apresentou ontem suas propostas para a Rio + 20, conferência de desenvolvimento sustentável que acontecerá no Rio de Janeiro, de 4 a 6 de junho de 2012. Entre as sugestões do Brasil, está a adoção de metas de desenvolvimento sustentável, a exemplo dos Objetivos do Milênio fixados pela ONU para os países em desenvolvimento. No caso dos objetivos de sustentabilidade, no entanto, a ideia é que eles valham para todos os países do mundo.O Brasil propõe que sejam dez objetivos, entre os quais a erradicação da pobreza, o empoderamento das mulheres e o acesso de todos aos recursos hídricos. Além disso, o governo quer que sejam adotados índices de sustentabilidade para referência de investimentos em bolsas de valores e o incentivo a financiamentos internacionais para projetos de cunho ambiental.
O embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, subsecretário-geral de Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia do Itamaraty, disse que a conferência não pretende resolver problemas nas negociações de mudanças climáticas, mas que provavelmente soluções na área de energia renovável e eficiência energética serão apontadas. "Esses assuntos têm incidência direta sobre a crise climática", afirmou ele.
O Brasil sugere ainda uma reforma do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas para que o órgão também inclua o componente da sustentabilidade em suas ações. O Brasil convidou todos chefes de Estado dos 193 países-membros da ONU para participarem da Rio+20.
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, observou que, embora o documento final aprovado pela conferência não obrigue legalmente os países a segui-lo, certamente trará consequências práticas. "[A Rio+ 20] É uma conferência para construir soluções. Não é uma conferência de embates", disse a ministra.
As propostas brasileiras foram encaminhadas à ONU para compor com as propostas de outros países o documento que será discutido na Rio 20. Os três temas principais da conferência serão a erradicação da pobreza, a economia verde e a governança de desenvolvimento sustentável.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião