Caruaru O candidato do PSDB à Presidência, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ironizou ontem a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que "em time que está ganhando a gente não mexe". A frase foi dita quando o presidente confirmou a "dobradinha" de 2002 nas eleições de outubro, com o vice-presidente José Alencar.
"Em 2005, o Brasil não ganhou. Ficou na lanterna do crescimento, superando apenas o Haiti (país caribenho em guerra civil) na América Latina", afirmou ele, em Caruaru (PE), junto do ex-governador e candidato a senador Jarbas Vasconcelos. A afirmação de que o Brasil teve um baixo crescimento econômico nos últimos anos é uma crítica recorrente dos tucanos à gestão Lula e deve ser uma das "bandeiras" de Alckmin no horário eleitoral.
Alckmin também acusou o presidente de transformar o Palácio do Planalto em comitê eleitoral e advertiu que o seu partido, a sociedade e a justiça eleitoral não vão tolerar abusos e o uso indevido da máquina pública na campanha. O tucano avisou que a fiscalização será "severa". "Essa mistura entre público e privado é uma coisa atrasada na política. É preciso fazer essa separação", afirmou.
Na avaliação do tucano, Lula não conseguiu fazer essa distinção ao longo de seu governo. "Não tenha dúvida disso. O que aconteceu no Brasil neste um ano e meio foi exatamente por conta dessa mistura indevida entre partido e governo", disse, referindo-se ao escândalo do mensalão e o suposto envolvimento do Planalto e de ministros do governo em denúncias de corrupção.
Para Alckmin, como candidato oficial o presidente será obrigado a cumprir a lei eleitoral e evitar o uso abusivo do cargo.
"O que a gente viu neste período aí foi campanha pura que não pode ser custeada de forma direta ou indireta pelo governo", completou.
EUA podem usar Moraes no banco dos réus como símbolo global contra censura
Ucrânia, Congo e Líbano: Brasil tem tropas treinadas para missões de paz, mas falta decisão política
Trump repete a propaganda de Putin sobre a Ucrânia
Quem é Alexandr Wang, filho de imigrantes chineses que quer ajudar os EUA a vencer a guerra da IA
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora