A Polícia Federal prendeu na tarde desta quinta (15) o brasileiro Edilson Donizete Neves, 50, o homem mais procurado do Japão. Ele foi encontrado pelos policiais em um sítio na cidade de Bom Jesus da Cachoeira, em Minas Gerais.
Segundo a polícia, o homem não resistiu à prisão após ser abordado. Ele ficará na Superintendência da Polícia Federal e não será extraditado para o Japão por ser brasileiro.
Ele é acusado de estrangular e matar a namorada Sônia Ferreira Sampaio Misaki, 41, e os filhos dela, Hiroaki, 15, e Hiroyuki, 10. O crime ocorreu em 2006 na cidade de Shizuoka.
Um dia após as mortes, o homem viajou para o Brasil. Ele teria fugido do Japão para escapar da pena de morte naquele país. Desde então, o nome dele estava na Difusão Vermelha, e passou a ser o criminoso mais procurado pela polícia japonesa.
Habilitação
No ano passado, a Folha de S.Paulo revelou que Neves, procurado desde 2009 pela Interpol e pela Polícia Civil de São Paulo, renovou a carteira de habilitação em um posto da Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), em Jandira (Grande São Paulo), em fevereiro de 2010.
Segundo apurou a reportagem, no dia em que Neves renovou a habilitação, o número do RG dele foi anotado, não se sabe se propositalmente, com dois zeros a mais. A Promotoria e a Corregedoria da Polícia Civil apuravam o fato.
A Secretaria de Estado da Segurança Pública disse que um erro de digitação no cadastro com os números do documento Neves impossibilitou a Ciretran de detectar que ele era procurado pela Polícia Civil no dia em que renovou a carteira de habilitação.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora