Motoristas brasileiros que tinham carteiras de motorista paraguaias não poderão mais dirigir livremente entre os dois países. Isto porque o documento foi suspenso pelo Detran-PR em Foz do Iguaçu, região Oeste do Paraná.
Muitos brasileiros tiravam a carteira de motorista no Paraguai porque não é preciso passar por nenhum exame, como mostrou a reportagem do Paraná TV. Nos últimos dois anos, duas mil pessoas conseguiram a carteira de motorista no Brasil sem fazer os exames previstos em lei. Para isso, eles pagavam as taxas, apresentavam a habilitação tirada no Paraguai, traduzida para o português, e uma declaração feita pelo Consulado Brasileiro em Ciudad del Leste.
O Detran-PR, porém, identificou a irregularidade, suspendeu a licença e cancelou todos os processos que pediam a carteira brasileira com base na emitida no Paraguai. Já em 2003, uma matéria do Paraná TV já mostrava que não era preciso nem saber dirigir para tirar a carteira de motorista no país vizinho.
Com o cancelamento das carteiras, os motoristas vão ter que pedir no Detran-PR a reabilitação, ou seja, uma nova carteira. Só que agora, como todo mundo, precisam fazer os exames de vista, legislação, psicotécnico e principalmente o prático, que é o exame de direção.
Veja na reportagem em vídeo como funcionava o esquema e como as habilitações foram suspensas
Decisão do STF para livrar Palocci desfaz conquistas da Lava Jato e abre caminho para impunidade
Cid relata pressão para delatar e acusa Moraes de ter narrativa pronta; acompanhe o Entrelinhas
As fragilidades da denúncia contra Bolsonaro
Lula suspende Plano Safra por falta de recursos e atraso no Orçamento
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora