No ano passado, 510 brasileiros foram barrados ao tentar ingressar em território espanhol. O número representa uma queda de 63,6% em comparação a 2011, quando 1.402 pessoas nascidas no Brasil foram impedidas de entrar na Espanha.
O ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) citou os números hoje (30) ao ser questionado sobre a entrada negada de quatro brasileiros na Espanha, no último domingo.
"O consulado-geral [do Brasil em Madri] verificou que nos quatro casos os brasileiros não reuniam os requisitos necessários para admissão no território espanhol. Como a companhia aérea que os transportou opera somente três voos semanais, eles aguardaram até hoje para retornar ao Brasil", explicou o ministro em coletiva de imprensa.
O chanceler lembrou que desde o primeiro semestre do ano passado, os dois países estabeleceram mecanismo para que as autoridades sejam avisadas de casos de inadmissão. "Desde o início do mecanismo de monitoramento (...) não identificamos caso de abuso por parte das autoridades migratórias espanholas", disse Patriota.Em 2007, auge da crise entre os países, a quantidade de barrados chegou a 3.013. Em junho do ano passado, a Espanha anunciou uma redução de critérios exigidos para ingresso em seu território.
A carta-convite a ser apresentada por brasileiros em viagem ao país europeu, por exemplo, ficou mais simples. A mudança das regras aconteceu quatro meses depois de o Brasil endurecer as regras para entrada de espanhóis no país, exigindo os mesmos documentos pedidos para brasileiros no país europeu.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora